28.3 C
Manaus
InícioGeralCandidatos têm 20 dias para campanha, de olho no segundo turno

Candidatos têm 20 dias para campanha, de olho no segundo turno

Publicado em

 

Alguns partidos agendaram para esta semana reuniões da executiva nacional. A Executiva Nacional do PSDB se reúne amanhã (9), em Brasília, o PSTU anuncia na quarta-feira (10) o apoio no segundo turno, além da Rede e do PV, que também têm previsão de encontros até sexta-feira (12).

O PDT é outro partido que prepara para esta semana a divulgação de apoios. Ontem (6), alguns candidatos revelaram conversas que tiveram por telefone, sinalizando eventuais alianças e coligações para o segundo turno. Até sexta-feira (12), quando os principais partidos tiverem definido os apoios para o segundo turno, começa o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Prisões

Pelo Código Eleitoral, a partir de sábado (13) aquele candidato que ainda está na disputa eleitoral não poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito. Para os eleitores, a proibição só vale a partir do dia 23, quando não poderá haver prisão ou detenção, exceto em flagrante e por sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

A três dias do segundo turno, no dia 25, termina o período para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa.

Também será o último dia para partidos políticos e coligações indicarem os nomes dos fiscais e delegados habilitados a monitorar os trabalhos de votação.

Vésperas

Às vésperas do segundo turno, o dia 26 será o prazo final para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, assim como para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral. Os debates se encerram também nessa data.

Um dia antes das eleições, 27, ainda é permitida propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som. Até as 22h poderá ocorrer distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, no dia 28, as votações começam às 8h e vão até as 17h. Os partidos políticos têm até o último momento para solicitar, por exemplo, o cancelamento do registro do candidato que ele tiver expulsado.

A propaganda política em qualquer tipo de comunicação está proibida no dia das eleições. A divulgação de resultados de pesquisas de intenção de votos pode ocorrer desde que o levantamento tenha sido feito em datas anteriores ao dia da votação.

 

Notícias recentes

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...

Lei de Adjuto Afonso prevê formação de professores para atender às necessidades das escolas rurais

Celebrado neste dia 15 de outubro, o Dia do Professor destaca a importância dos...

leia mais

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...