Manaus – A empresa amazonense fabricante de gases industriais, especiais e medicinais, com fábrica no Polo Industrial de Manaus (PIM), Carboxi Gases – Indústria e Comércio de Gases Ltda, através de seus sócios, Marcelo Dutra, Michael Ribeiro, e do diretor residente, Eudney Sousa, foi homenageada e recebeu certificado de Honra ao Mérito, durante reunião solene, na tarde de quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A autoria da solenidade é do vereador Marcio Tavares (Republicanos).
O reconhecimento da empresa se dá ao fato de sua atuação durante a pandemia do Covid-19, em especial, na crise do oxigênio, ocorrida em janeiro de 2021, em Manaus. Na época, o Amazonas registrava recorde de internações, superlotação e falta de oxigênio nas unidades de saúde, cenário que tornou o Estado a ser o primeiro do país a sofrer com os impactos da segunda onda de Covid.
Na solenidade, o sócio da Carboxi Gases, Marcelo Dutra, agradeceu o reconhecimento e homenagem da CMM, e destacou a importância de ter uma empresa de capital local. “Hoje a Carboxi é a segunda maior empresa do país de capital local na fabricação de oxigênio, nitrogênio, acetileno, argônio, hidrogênio, hélio, e todos os outros gases especiais industriais que entregamos aos nossos mais de 250 clientes, aos hospitais parceiros, públicos e privados e, com muita honra, nós vencemos a licitação, e hoje fornecemos também para todas as unidades do município, maternidades e Samu”, disse Marcelo.
Durante pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), lembrou de ter sido uma das milhares de pessoas que enfrentou as longas filas em frente à Carboxi Gases durante a pandemia. “Peguei muita fila na frente da Carboxi para comprar oxigênio para as pessoas que passaram por aquele momento de desespero. Era a única empresa do segmento que poderia fornecer oxigênio para nós, seres humanos”, disse o presidente.
O autor da homenagem, vereador Marcio Tavares (Republicanos), também afirmou ter enfrentado as filas em frente à Carboxi Gases para fazer trabalho social. “Também estivemos na fila do oxigênio, dando água gelada, café, ajudando as pessoas, carregando muita bala [cilindro] de oxigênio. A minha esposa ficou sete dias internada na UTI com Covid dependendo do oxigênio, como foi o caso de muitos cidadãos de Manaus”, lembrou o vereador.
Em seu pronunciamento, o sócio da Carboxi Gases, Michael Ribeiro, lembrou dos esforços que os colaboradores da empresa fizeram durante a pandemia. “Foram guerreiros, trabalharam 36 e até 48 horas seguidas e, por incrível que pareça, só adoeceram após a pandemia”, destacou Michael.
A empresa Carboxi Gases também atende o Estado de Roraima, onde é responsável por 90% dos atendimentos para este tipo de demanda. “Abastecemos 90% do Estado de Roraima, onde só não temos um hospital público e uma clínica privada. Todo o resto do mercado é Carboxi Gases e isso muito nos orgulha porque é uma empresa que, cada centavo que gera, gera emprego aqui, gera reinvestimento aqui, gera crescimento aqui”, enfatizou o sócio da Carboxi, Marcelo Dutra.
Atualmente, a Carboxi Gases – Indústria e Comércio de Gases Ltda está em processo de ampliação da sua planta local e em expansão para outros Estados, mas mantém o seu objetivo de permanecer como uma empresa 100% amazonense que está disposta a atender a todos que necessitarem dos seus serviços.