28.3 C
Manaus
InícioAmazonasColóquio Panamazônico inicia em Manaus com presença de autoridades e lideranças internacionais

Colóquio Panamazônico inicia em Manaus com presença de autoridades e lideranças internacionais

Publicado em

O primeiro dia do Colóquio Panamazônico de Povos e Comunidades Tradicionais em Tempos de Ameaças aos Territórios reuniu nesta quinta-feira (21), autoridades, pesquisadores e lideranças de movimentos de diversos países da Amazônia.

O evento é promovido conjuntamente pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão (PPGCSPA-UEMA) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A cerimônia de abertura ocorreu no Museu da Amazônia, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Na solenidade, pesquisadores de diversas áreas, reitores de universidades do Brasil e de outros países, representantes de movimentos e entidades sociais dos nove países da Panamazônia marcaram presença no evento, em uma articulação inédita.

Representantes de países da Panamazônia na solenidade de abertura do Colóquio. Foto: Luis Castro

 

Ao Portal da Ciência, a professora do PPGCSPA, Cynthia Martins, descreveu que o evento contará, ao longo de três dias, com a apresentação de mesas redondas, grupos de trabalho e oficinas de mapas, para discutir os impactos de temas como as mudanças climáticas e projetos do agronegócio nos povos, e comunidades tradicionais.

“O objetivo do evento, além da produção de conhecimentos sobre a Panamazônia, já que foram produzidos 16 informativos sobre esse tema, é a articulação dessa rede de movimentos sociais com a própria universidade no sentido de continuar produzindo conhecimento sobre essas realidades localizadas”, destacou Cynthia.

Professora do PPGCSPA, Cynthia Martins, em entrevista ao Portal da Ciência. Foto: Luís Castro

Da mesma forma, para a coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradoras de Coco do Babaçu (MIQCB), Maria Alaides Alves de Souza, a formação de uma nova cartografia e o reforço da criação das redes “é um fortalecimento institucional para avançar no sentido de maiores reivindicações”.

“E incluir, não de forma isolada, mas ampla, povos e comunidades tradicionais, enquanto povos que lutam por uma grande aliança e transformação, para manter a floresta de pé, manter o povo unido, manter a organização da produção da sociobiodiversidade”, destacou a coordenadora do movimento que atua nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.

Após a apresentação e mesa de abertura do Colóquio, foram coordenadas as mesas redondas com os temas “Megaprojetos Privados em Implementação na Panamazônia: e seus Efeitos Sobre Povos e Comunidades Tradicionais, Desmatamentos e Intrusamentos de Terras Indígenas”, coordenado por Rosa Marin, da UFPA, e Vania Souza, do PNCSA, e “Megaprojetos em Implementação na Panamazônia: Mercado de Carbono e Mercado de Terras”, coordenado por Franklin Plessman, do PNCSA, e Fernanda Oliveira Silva.

Coordenadora interestadual do MIQCB, Maria Souza, em entrevista ao Portal da Ciência. Foto: Luís Castro

A programação do evento segue até o dia 24 de agosto, com mesas redondas, grupos de trabalho e oficina de mapas com diversos temas e representantes da PanAmazônia.

Conteúdo Originalmente Publicado em: Porta da Ciência

Notícias recentes

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...

Sine Manaus oferta 726 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 726 vagas de emprego em...

leia mais

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...