20/05/2020 às 12h28min - Atualizada em 20/05/2020 às 12h28min

Pesquisa por telefone revela preferências do eleitor de Manaus

Mário Marinho - especial para o M2 News
mariomarinho@m2news.com.br
Na manhã dessa quarta-feira (20/05) eu tive acesso a uma pesquisa telefônica reservada sobre as eleições municipais em Manaus. O levantamento por telefone ocorre por conta da pandemia de Covid-19, que já levou mais de 1,4 mil amazonenses. É importante lembrar que com as pesquisas presenciais proibidas e as telefônicas não regulamentadas, nenhuma será divulgada nos próximos meses.  No entanto, como jornalista, questionei os pesquisadores sobre os dados levantados. Alguns me chamaram a atenção, compartilho isso com o leitor da coluna.

Na corrida eleitoral os números e nomes, que todos já sabemos pelos levantamentos anteriores, têm a manutenção exata do quadro divulgado por todos os institutos em março. Mas um dado, me revelaram os pesquisadores, deve ser destacado: O aumento dos manauaras que esperam que o futuro prefeito tenha experiência em gestão. A curva, palavra que está na moda, ao menos nesse ítem não desceu, subiu consideravelmente.  

Outro dado interessante é o fato de nenhum dos nomes fortes da política local, que estão fora da disputa deste ano, aparecerem com força para apoiar qualquer candidato neste pleito. Ou seja, o manauense não quer um candidato indicado por mandatários, quer escolher seu futuro prefeito, sem interferências. Isto, só o tempo dirá.

O levantamento constatou ainda que 80% dos moradores de Manaus dizem estar preocupados ou muito preocupados com a pandemia do novo Coronavírus, enquanto 11% dizem estar pouco preocupados e, 8%, nada preocupados. Ou seja, são números próximos ou iguais aos nacionais. Mas revelam que quase 20% dos moradores da cidade não dão importância para a doença. Até ontem (19/05) 22.132 casos confirmados de Covid-19 foram registrados do Amazonas, 10.051 só em Manaus.

Sobre os governos, caiu a adesão  eleitoral ao atual presidente e,  84% diziam apoiar o processo de impeachment barrado judicialmente.

Acredito que a regulamentação deste tipo de pesquisa deva acontecer em um curto prazo, uma vez que o telefone é um ótimo instrumento para evitar contato físico. Quem sabe assim, possamos aos poucos voltar a normalidade e  a ter informações claras e comparáveis, em nome da transparência e da verdade.

Espero que no próximo texto da coluna eu possa, legalmente, divulgar os dados completos para vocês.

Até a próxima.





Sobre o autor:
Mário Marinho é jornalista e empreendedor da comunicação. Já atuou em diversos veículos de comunicação do Amazonas.
No serviço público, ocupou cargos em secretarias de estado, como FPS, Seinfra, UGPE (Prosamim), Seas; Também atuou na Prefeitura de Manaus (Semasdh e Semcom), sempre nas áreas de comunicação e jornalismo.
Atualmente mantém uma coluna no portal M2 News, fundado por ele em 2016, e atua como consultor de comunicação pessoal e assessoria política.
Para entrar em contato com o colunista envie e-mail para mariomarinho@m2news.com.br
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!