22/06/2020 às 09h34min - Atualizada em 22/06/2020 às 09h34min

Não teremos festival, mas celebremos 40 anos da arte de Juarez Lima

Um pouco da história do artista plástico de Parintins que revolucionou a forma de se apresentar alegorias no bumbódromo

Mário Marinho - especial para o M2 News
mariomarinho@m2news.com.br
Juarez Lima durante trabalho artístico. Fotos: Arquivo Pessoal
Escrevo esse texto passados 22 dias do mês de junho. Se o mundo não estivesse tão estranho, hoje, muitos de nós já estaríamos ou já iríamos para encantada ilha Tupinambarana. Mas não será possível!

No entanto, vamos falar de possibilidades, vamos fazer homenagens. Hoje, eu abro espaço da coluna para falar da  minha admiração pelos traços artísticos e pela fé inabalável de Juarez Lima. Parintinense raiz, esse autodidata conquistou espaço no mundo das artes amazônicas há exatos 40 anos. Uma vida inteira dedicada à cultura cabocla e ao Festival Folclórico de Parintins.  Aliás, que sorte teve a nossa geração em puder acompanhar de perto o trabalho desse caboclo abençoado, humilde, sereno, talentoso!





Eu conheci Juarez Lima no começo de minha carreira jornalística. Lembro ainda hoje do seu chapéu azul, em meio aos isopôs e ferros no galpão do Boi Caprichoso, em Parintins. Sua humildade no trato com a equipe que me acompanhava me chamou a atenção. Nascia ali uma admiração que se estende até os dias de hoje. Tenho por ele um respeito tão grande que o trouxe, literalmente, para dentro de minha casa e trabalho. Duas grandes telas que retratam nossa arte amazônica estão em exposição permanente para familiares e amigos em minha casa e escritório. São uma forma de mostrar respeito e admiração por um artista tão bom, de labuta e ações. 


Certa vez o Papa, hoje Santo, João Paulo II  disse que ''A arte é um dom de Deus para os homens. Por meio dela, o homem e a mulher são capazes de incutir esperança nos corações e perpetuar a cultura de um povo".

No Amazonas acredito que tão poucos artistas levam tão à risca essa frase. Nosso homenageado fez da arte um trabalho em família. Deu aos filhos a oportunidade que não teve... e eles a agarraram. Com tanto orgulho do pai, a família Lima trabalha unida e deixa marcas não só pelo Amazonas, mas pelo Brasil. Sorte a nossa! 



Talvez Juarez não soubesse, aos 14 anos, quando recebeu esse dom, que 40 anos mais tarde estaria com filhos e esposa unidos em uma só causa. O amor pelo Amazonas, por Parintins e para cultura. Temos a certeza que sua mãe Florinda e seu pai Cláudio Lima têm todo orgulho desse trajeto.


 
Talvez poucos de nós lembre, mas Juarez Lima mudou o conceito de apresentação do Festival de Parintins, renomeou os conceitos simplórios dos mitos e rituais, ousou desafiar qualquer retórica as suas concepções. Conduziu uma nova geração a se renovar, a buscar uma nova manifestação do interior da arte da criação, consagrou-se como esse eterno aprendiz das artes.

Juarez talvez tenha reinventado a mítica das engrenagens, e acima de tudo nunca subestimou o menino dentro de si, que faz de sua curiosidade o elemento de construção do artista que o habita. De sua dignidade, enquanto aprendiz, e de sua energia baseada num tripé em que cada coluna tem um nome ou um referencial: Irmão Miguel, Jair Mendes e Joaozinho Trinta.

A arte é transformadora, pois emancipa a força cultural que cada cidade possui, reluzindo a vida de cada povo, como já dizia o grande Ferreira Gullar “A arte é alquimia, transforma a tristeza em alegria”. 

Viva Juarez Lima! Viva a Cultura de Parintins! 






Sobre o autor:
Mário Marinho é jornalista e empreendedor da comunicação. Já atuou em diversos veículos de comunicação do Amazonas.
No serviço público, ocupou cargos em secretarias de estado, como FPS, Seinfra, UGPE (Prosamim), Seas; Também atuou na Prefeitura de Manaus (Semasdh e Semcom), sempre nas áreas de comunicação e jornalismo.
Atualmente mantém uma coluna no portal M2 News, fundado por ele em 2016, e atua como consultor de comunicação pessoal, assessoria empresarial e política.

Para entrar em contato com o colunista envie e-mail para mariomarinho@m2news.com.br
      
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!