MENU

20/07/2020 às 07h11min - Atualizada em 20/07/2020 às 07h11min

Um novo prefeito para Manaus, mas calma que ainda é pré-campanha

Coluna de Mário Marinho traz o exagero de um pré-candidato que já está com o "time completo" nos bairros de Manaus

mariomarinho@m2news.com.br
Mário Marinho
Fotos e vídeos: Divulgação/M2 News

 
“Não imaginam o prazer que é estar de volta!”

Parafraseando aquela famosa cena de novela da TV que alguns insistem em chamar de lixo, mas é a mais assistida do país... Vocês, “não imaginam o prazer que é estar de volta!”. A partir de hoje estarei com vocês todas as segundas e sextas-feiras, aqui no Tabuleiro Baré – Coluna do Mário Marinho

Aqui é um espaço do jornalismo de opinião, voltado para mostrar aos internautas, de maneira direta e com traços de humor, como andam os movimentos no “tabuleiro do xadrez político” do nosso Amazonas e também do país. Desejo que acima de tudo seja um espaço para que você, leitor e leitora, formem suas opiniões sobre a política e os políticos brasileiros, em especial os do Amazonas.

Curtir não custa nada, comentar também não, se for compartilhar marca a gente. 
Ah, obrigado pelo carinho e apoio de todos que nos conectam pelo M2 News.
Bem-vindos!
 
 

Um novo prefeito para Manaus.




Quem será o novo prefeito de Manaus?
 
Se engana quem acredita que a disputa pelo primeiro turno da eleição para prefeito de Manaus será, somente, em data mais próxima de novembro, quando de fato serão as eleições, conforme decidiu o Congresso Nacional e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As eleições, ao menos para a prefeitura da capital do Amazonas, já começaram e já ganharam as ruas e bairros da capital, além da internet.
 
No sábado (18/07) Amazonino Mendes (Podemos) usou as redes sociais para dar o tom da disputa que pretende encarar esse ano. Ao que se viu, o "Negão" vai usar os tropeços da conhecida onda do "novo", para pontuar que experiência, de preferência a sua, fazem falta para o Amazonas e Manaus.
 
Pessoas próximas ao ex-governador pontuam à coluna que o chamado "desastre" dos novos gestores, Brasil afora, serão enumerados para servir como exemplo. Amazonino quer provar que panela velha é que faz comida boa, ou melhor, "ainda dá um bom caldo", como ele mesmo disse no sábado.

Veja o vídeo publicado por Amazonino



 

É news, mas não é fake, capitão.




Falando em novo, dois nomes até que não tão novos assim, e com pré-candidaturas em andamento parecem se firmar para a disputa de novembro. A que surpreende, até agora, é a do atual Deputado Federal, Capitão Alberto Neto (Republicanos), que ultrapassou o petista José Ricardo nas intenções de votos do eleitorado de Manaus, segundo as últimas pesquisas divulgadas. (Veja aqui as últimas pesquisas divulgadas)
 
No entanto, para ambos, tanto o Capitão Alberto, quanto José Ricardo, será cobrada suas ações na “vida pregressa” dos cargos que ocupam atualmente como deputados federais. O que fizeram? O que possuem de contundente realizado por Manaus? Neste rastro destaca-se algo recente que agitou as redes sociais do Capitão Alberto Neto, que precisa urgentemente de assessoria para explicar como usar corretamente o termo "Fake News". Calma, eu explico! É que na semana passada ecoou aos quatro ventos que a maioria dos deputados federais do Amazonas, inclusive o Capitão Alberto, votaram contra a prorrogação até o fim do ano, da ajuda emergencial para os brasileiros. Votação essa que aconteceu no Câmara dos Deputados, em Brasília e a única exceção do Amazonas, foi o deputado José Ricardo (PT) que votou sim pela ajuda emergencial. Após a repercussão negativa, Alberto Neto publicou vídeo informando que a notícia veiculada era falsa, usando o termo “Fake News”. Mas como hoje em dia é mais fácil enganar porteiro de condomínio do que internauta, choveram prints da votação oficial liberada pela Câmara dos Deputados e, verdadeiramente, a palavra "não" aparece ao lado do nome do capitão, durante a votação. Ou seja, a história é news, mas não é fake.

O vídeo públicado pelo Capitão
 




Um dos prints da votação




 

A empolgação do “Menezão”




Continuando a falar dos militares e de quem começou a se destacar nessa pré-corrida eleitoral, o ex-superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes (Patriota), já definiu que vai adotar o apelido de "Menezão", na disputa pela prefeitura de Manaus.

O clima de "já ganhou" tomou conta da base eleitoral do Coronel. Mas quando a empolgação é muita, sempre há tropeços. Vazaram prints e vídeos de Menezes  fazendo uma pré-campanha, com cara de campanha, nada tímida em um bairro de Manaus. Nas imagens recebidas pela coluna, a chegada do "Menezão" é anunciada por cabos eleitorais vestidos de amarelo, com direito a “coro” e até fogos de artifício. A postagem feita por um assessor direto do pré-candidato traz até o número que deve aparecer na urna em novembro. Com a palavra o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, o nosso TRE-AM, que pode explicar melhor isso. Mas anexo abaixo a Lei Eleitoral para você leitor tirar suas próprias conclusões, vai que me acusam de propagar “Fake News”...
Veja o vídeo do Menezão abaixo e a Lei. Quem estará certo?
 





Veja o que diz o Tribunal Superior Eleitoral sobre propaganda antecipada


 

A turma do -1%



E para finalizar, vamos falar daqueles que ainda não deram o que falar, mas já se movimentam em busca comer pelo menos 1% do eleitorado para dizer que estão vivos. Caroline Braz do (PSC) tem visitado bairros da periferia da capital, acompanhada de apoiadores. Segundo relatos recebidos pela coluna ela chega a ser apresentada como a “nova” salvadora da pátria, digo, de Manaus. No entanto, até agora, o eleitor não se mostrou muito empolgado. Pesa ainda o bom desempenho da delegada Débora Mafra, também do PSC, em levantamentos internos. Delegada da Mulher, com muita exposição em programas policiais, Mafra pode virar o jogo dentro do partido e sair como cabeça de chapa. Aguardemos o que dirão os próximos levantamentos eleitorais.

O empresário Romero Reis (Novo) também segue na parte do -1% de intenções de votos. Proprietário de uma das maiores construtoras da região, Romero aposta na interação com eleitor pelas redes sociais, com vídeos e publicações bem finalizadas para conquistar o eleitorado.


Veja aqui as últimas pesquisas registradas no TRE-AM que foram divulgadas


 


Mônica nas comunidades


Foto: Divulgação

 
Quem também resolveu ganhar às ruas para sentir o termômetro do eleitorado de Manaus foi a ex-secretária de assistência social do Amazonas, Mônica Mendes. Filiada ao Podemos, mesmo partido de Amazonino Mendes, Mônica se firmou como o principal nome feminino da legenda. Nas comunidades, revelam fontes à coluna, Mônica tem verificado como andam as bases eleitorais firmadas por ela em 2018. Oficialmente, não há uma confirmação de uma candidatura para Câmara dos Vereadores, mas apoiadores informaram que é cada vez mais forte o coro. A chamada "turma da Mônica" tem trabalhado para convencê-la a entrar na disputa. No entanto, ao que parece, igual ao tio Amazonino, uma definição só deverá vir na data limite
 
 


Ninguém quis a cadeira do Arthur, ao menos até agora.


Rafael Albuquerque, Procurador Geral do Município, teve aque assumir o comando da cidade.

 
Para finalizar, eu lembro que Manaus começa mais uma semana sem prefeito e sem vice-prefeito eleitos pelo povo. Aliás, foi uma luta para alguém sentar temporariamente na cadeira de Arthur Neto (PSDB). O vice, Marcos Rotta (Democratas) fez igual ao príncipe Harry da Inglaterra, abdicou do direito para não se embolar com a justiça eleitoral. Rotta é pré-candidato a prefeito. Na Câmara dos Vereadores, ninguém da Mesa Diretora se prontificou a ir despachar na Compensa temendo ser barrado na disputa pela reeleição. Então, quem comanda os tapa-buracos que se espalham pela capital, é o Procurador Geral do Município Rafael Albuquerque. Arthur permanece no Sírio Libanês, em São Paulo, se recuperando de Covid-19 e realizando exames para avaliar como anda a próstata.

 
Link
Mário Marinho

Mário Marinho

Coluna do Mário Marinho traz os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!