03/08/2020 às 08h00min - Atualizada em 03/08/2020 às 08h00min

Manaus e seus pré-candidatos

No fim do mês começam as convenções partidárias e o Tabuleiro Baré faz um rápido panorama com os pré-candidatos a prefeito de Manaus.

Especial para o M2 News
Mário Marinho - mariomarinho@m2news.com.br


Este mês de agosto será, sem dúvidas, no campo político, um dos mais movimentados do ano. Será no fim deste mês que nós, moradores das cidades brasileiras vamos conhecer de fato quem irá entrar na disputa para sentar, por direito, nas cadeiras de prefeitos e vice-prefeitos e vereadores Brasil a fora. 

Aqui em Manaus, assim como em boa parte do país, o tom da disputa já foi dado nessa pré-campanha. Será o embate de nomes novos em disputa com os experientes. O fenômeno Bolsonaro das eleições passadas está fazendo a população pensar muito neste político “novo” ou “nem tanto novo” e repensar a possibilidade dos “experientes”.  O Tabuleiro Baré de hoje faz um rápido panorama sobre quem já está firmando terreno para ter a foto na urna em novembro. No próximo dia 31, começam oficialmente as convenções partidárias que vão referendar os nomes e as alianças partidárias. O prazo final é em setembro, mas você acha mesmo que nós vamos esperar setembro chegar para falar sobre política e alianças? Bem-vindo ao embate que se anuncia... entre o “novo” contra a “experiência” ainda vamos ver “muito boi voar”!

Como diria o grande poeta contemporâneo Gabriel “O Pensador”: Letra A, vamos começar...


Amazonino Mendes, Alfredo Menezes, Alfredo Nascimento , Alberto Neto



Passeando por Manaus nesse domingo (02/08) Amazonino (PODE) foi parar na feira da Cachoeirinha e saiu de lá com bem mais que algumas pupunhas, como disse em seu post nas redes sociais. O Negão foi assediado por guardadores de carro e feirantes. A surpresa ficou para a quantidade de jovens que pediram selfies e até autógrafo. Fontes informaram à coluna que foi um termômetro que animou o ex-governador do Amazonas. Amazonino agora tenta um arco de aliança para conseguir mais tempo de propaganda eleitoral. O vice? Ao que se parece é cada vez mais forte os rumores que Amazonino pode apostar em “uma” vice para a disputa. Quem será?



Também na feira

Alfredo Menezes (Patriota), o Menezão, intensificou agenda de reuniões. Além da zona urbana, Menezão tem focado nas zonas rurais de Manaus. O Coronel esteve na semana passada no Ramal do Brasileirinho e, assim como Amazonino, foi bater em uma feira, mas a da Eduardo Ribeiro. Posou para fotos e tomou café acompanhado de assessores.




Alfredo espera por Arthur

Ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento (PL) também intensificou agenda e não esconde a espera pelo apoio do atual prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB).  Além de mais tempo de TV, Alfredo pretende focar na imagem de uma mulher como vice e, como já sabemos, a menina dos olhos de Arthur é a ex-deputada Conceição Sampaio (PSDB). Fontes informaram para a coluna que a parceria com o “índio branco” se firma a cada dia.



Alberto Neto
 
O mais novo dos citados até agora, Alberto Neto (Republicanos) é o que mais surpreende até o momento. O deputado federal mergulhará firme e forte na disputa de novembro. Terá as bênçãos do deputado Sillas Câmara (Republicanos) e ao que se sabe, uma bela ajudinha de Omar Aziz (PSD). Na semana passada o capitão não foi à feira, preferiu uma famosa peixaria no bairro Planalto, com direito a pose para foto. No prato? Sardinha!




Carol Braz

Carol Braz (PSC) parece que vai mesmo ser a candidata do partido para disputar à prefeitura de Manaus. Braz, que falou com a coluna na semana passada, disse que “ainda há esperança de pessoas honestas e corretas serem pré-candidatos”. Braz afirmou ainda que a justiça social será um dos seus motes de campanha. A Delegada Débora Mafra (PSC) que havia se colocado como pré-candidata ao mesmo cargo deverá investir na disputa para vereadora.




Chico Preto

O mais ferrenho opositor de Arthur Neto (PSDB) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Chico Preto (DC) quer apostar nas subprefeituras como um dos seus motes de campanha. O pré-candidato publicou peça publicitária em suas redes sociais pedindo para explicar como isso funciona. A dúvida que fica é quem serão os subprefeitos.
 


David Almeida


Depois de tentar, sem sucesso, ser ouvido na CPI da Saúde, David Almeida (Avante) reuniu mais de duzentos filiados do Avante em uma videoconferência neste final de semana. David, que nas últimas pesquisas tem sido marcado de perto por Alberto Neto, aposta no que chama de “novo nome com experiência”. Ainda não há sinais de vice para a chapa de David.




Hissa Abrahão


Ex-vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão (PDT) vai ter o apoio de Ciro Gomes para disputar a prefeitura de Manaus. O pedetista confirmou sua pré-candidatura na semana passada. Hissa tenta agora costurar uma aliança com outros partidos. O certo é que todas as legendas que estiveram com Amazonino Mendes (ex-PDT) nas últimas disputas desembarcaram do partido com a saída do Negão.
 



 

José Ricardo
 

Quem já está com mais de um partido ao seu lado é o deputado petista José Ricardo. O “homem da Kombi” já teria a promessa de que grande parte da esquerda estará em seu palanque. Com a saída de Luiz Castro (Rede) da disputa é mais forte os rumores de uma grande frente esquerdista. PSOL e PCdoB já estariam certos. O pré-candidato intensificou sua presença nas redes sociais, faz constantemente vídeos e comentários sobre assuntos relacionados ao contidiano dos amazonenses.



Marcos Rotta

Atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (Democratas) permanece firme na intenção de disputar a cadeira de Arthur Neto. Rotta tem o apoio de Pauderney Avelino que tenta costurar alianças para alavancar a candidatura. Rotta segue apresentando o “Exija Seus Direitos” na Band Amazonas até 11 de agosto, nova data para desligamento de apresentadores de TV deixarem suas funções para disputar as eleições.


 
Ricardo Nicolau

Com as bênçãos de Kassab, Ricardo Nicolau (PSD) lançou oficialmente na última sexta-feira (31/07) sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus. Nicolau aposta na melhoria da saúde, coma promessa de construção do primeiro hospital municipal da capital e na união da gestão pública com a iniciativa privada. Na prática algo mais bem elaborado e mais concreto do que o atual prefeito da capital fez. O evento de lançamento reuniu a imprensa e dois nomes fortes nomes PSD, Hiram Nicolau e Sidney Leite. Nicolau voltou a reafirmar que tem independência para disputa. “Eu não vou ser copiloto ou pilotado por qualquer outra pessoa”, disse o pré-candidato ao ser questionado sobre uma possível intervenção de Omar no partido. Aliás, nem Omar, nem ninguém do seu arco mais próximo foi visto no evento. “Está cuidando da saúde”, afirmou Nicolau.



 

Curtir Não curtir


Decreto de uso obrigatório de máscaras em Manaus

Eu apertei o botão curtir para a iniciativa, mesmo que tardia, do prefeito Arthur Neto (PSDB) em decretar o uso obrigatório de máscaras em Manaus. Ao que se sabe, até agora, não há uma medida melhor para a prevenção de contaminação pelo novo coronavírus. Uma pena é que a ação só veio após o prefeito ter sido infectado pelo Covid-19, quem sabe se o decreto com multa fosse lá atrás o número de contaminados seria menor. Mesmo assim, antes tarde do que mais tarde. Palmas!


Tentativa de recriar a CPMF

Eu não apertei o botão curtir para a intenção do Ministro da Economia, Paulo Guedes, em criar um clone quase perfeito da antiga Contribuição Provisória por Movimentação Financeira (CPMF) o famigerado imposto extinto em 2007 que tinha como objetivo taxar cada movimentação financeira feita pelo contribuinte. O atual governo tenta a todo custo trazer de volta essa contribuição com o nome de Imposto sobre movimentações Digitais. A justificativa é que a criação vai desonerar a folha das grandes empresas o que poderia gerar mais empregos. Das grandes empresas, né? Da dona Maria da Tapioca lá do Jorge Teixeira eu acho difícil.

Sexta-feira a gente volta com a coluna completa. Mas como as movimentações no Tabuleiro Baré estão mais intensas, a gente pode surgir a qualquer momento com as informações mais importantes dessas mexidas. Até mais!

 
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!