07/08/2020 às 08h00min - Atualizada em 07/08/2020 às 08h00min

Hora das articulações e alianças

Pré-candidatos se movimentam para fechar alianças com líderes comunitários e partidos

mariomarinho@m2news.com.br
Mário Marinho - Especial M2 News
Urna eletrônica brasileira. Foto; Arquivo/M2 News

 
Mal começou agosto e o cenário para as eleições de novembro começa a ser definido. É que como adiantamos na última coluna os partidos começam no fim deste mês a fazer sua convenções e referendar de fato quem vai caminhar com quem. O Tabuleiro Baré mostra pra você como foi essa movimentada semana no meio político aqui no Amazonas

Wilson Lima e Carlos Almeida vencem a batalha do impeachment


Igual ao final daqueles clássicos filmes que todos já imaginam como vai terminar, o processo de impeachment do governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB) terminou como se previa, foi arquivado. Na semana passada, a aprovação do relatório que pedia o arquivamento já mostrava qual seria o destino do pedido de impedimento. Ontem (06/08) a imensa maioria governista venceu a batalha por 12 votos a 6, com 5 abstenções e 1 ausência. Com esse alívio Wilson Lima poderá caminhar tranquilo para definir quem apoiará ou se apoiará algum candidato no pleito municipal.

Wilson intensifica ações



Deixando a quizumba da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) de lado, Wilson intensificou suas ações em Manaus e no interior. Depois de passar pelo Hospital Check-Up na semana passada e ser diagnosticado com insuficiência renal, o governador anunciou a convocação de mais de trezentos aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas e entregou uma base de combate ao tráfico de drogas. Ao que se viu, Lima agora pretende responder intensamente às recentes ações da Aleam.


PMN cresce às vésperas das eleições


O novo comando do PMN no Amazonas conseguiu a proeza de tirar do quase anonimato um partido até então considerado "quieto". A legenda ganhou força, mais espaço nas redes sociais, uma TV on line e até mais um vereador. O presidente Orsine Júnior bateu o pé e lutou pelo mandato da coligação, até então ocupado por 
Daniel Amaral que deixou o partido para ir ao PSC, caso confirmado de infidelidade partidária. Orsine comandou pessoalmente as ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e conseguiu a vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM) de volta. Elmison Bezerra, que teve 1.415 votos nas eleições de 2016, foi empossado no cargo de vereador no último dia 05 de agosto. Isso que eu chamo de insistência, persistência e determinação. 

"O que é de direito do PMN volta agora para as mãos do partido", disse Orsine Júnior em entrevista à coluna. Orsine, que está em São Paulo reunido com a cúpula do PMN, deve definir nos próximos dias, junto com as executivas da legenda, se o partido marchará oficialmente ao lado de Amazonino Mendes (Podemos). 




Amazonino estuda bases e intensifica reuniões


Enviados de Amazonino Mendes (Podemos) têm intensificado a presença nos bairros de Manaus. Reuniões estão ocorrendo em várias zonas. Segundo fontes da coluna, a agenda segue lotada. A presença de pessoas ligadas à juventude estudantil, como os irmãos Tiago e Lucas Carvalho mostram que o ex-governador pretende mesmo mesclar a experiência com Juventude.

Mônica Mendes assume comando de reuniões


Principal nome feminino do Podemos em Manaus,  a ex-secretária de Estado de Assistência Social, Mônica Mendes, assumiu o papel de articulação com líderes comunitários e pessoas com representatividade. Ela tem reunido com jovens, idosos e mulheres nessa pré-campanha. Fontes informaram à coluna que Mônica, se não for candidata à vereadora, deve assumir o comando de campanha de Amazonino.

Ricardo, Bosco e Serafim firmam parceria


O deputado Ricardo Nicolau (PSD) saiu na frente e já fechou aliança com dois partidos para a disputa de novembro. O primeiro foi o Solidariedade, do Deputado Federal Bosco Saraiva. Bosco, aliás, disse em entrevista que assumiu compromisso sem pensar em cargo. “Não sou candidato a nada nessas eleições”, disse Saraiva ao anunciar apoio, descartando ser vice de Nicolau.

Já o PSB de Serafim Corrêa e Marcelo Serafim subiram no palanque de Nicolau nesta quinta-feira (06/08). A legenda prometeu fidelidade e todo apoio necessário para eleger Ricardo Nicolau.

Marcelo cutuca David


Questionado sobre a saída de David Almeida do PSB, Marcelo Serafim disse que o atual pré-candidato pelo Avante optou por sair, mesmo tendo tido todo apoio da legenda para disputa de 2018, para o governo do Amazonas. “O PSB fez tudo pelo David, investiu dinheiro, pessoal e tempo. Ele saiu por opção. Nós acreditamos em uma renovações e hoje ela é Ricardo Nicolau”, cutucou Marcelo.

Menezes vai para redes Sociais



Coronel Menezes passou a frequentar com mais intensidade as redes sociais. Nesta quinta-feira (06/08) ele fez sua primeira live. Na conversa ao vivo, Menezão como é conhecido, entrevistou o médico urologista Anoar Samad. A pauta foi saúde masculina. Aliás, essa deve ser uma das plataformas de campanha do ex-superintendente da Suframa.

Quando setembro chegar



Prometidos para o final de agosto os tais 150 primeiros novos ônibus de Manaus só devem chegar em setembro. A informação foi confirmada pela prefeitura de Manaus, que depois da polêmica envolvendo os 300 de Arthur resolveu mandar uma equipe para fábrica da Marcopolo, que produz os coletivos, no estado do Rio de Janeiro. A justificativa para o atraso foi a pandemia de covid-19.

Ônibus foram prometidos antes da pandemia

O que não ficou claro, cegamente falando, foi o calendário usado pela equipe do prefeito de Manaus para divulgar essa “teoria” da pandemia para o atraso. É que os tais 300 coletivos, como falamos aqui no Tabuleiro Baré, foram prometidos no dia 24 de Janeiro 2020, ou seja, bem antes do pico da pandemia que aconteceu após março em todo país. Pra deixar claro que a pandemia só veio depois da promessa eu mostro abaixo o post oficial da prefeitura prometendo que os ônibus chegariam em junho. Junho chegou, eles não. Quem sabe quando setembro chegar, né? A gente torce que sim!



 
Curtir Não Curtir

Desembargador volta a ser flagrado sem máscara em praia de SP




Eu não apertei o botão curtir para a atitude do desembargador de São Paulo, Eduardo Siqueira, que mais uma vez, desrespeitou o decreto estadual paulista que obriga o uso de máscaras para circulação pelas ruas de Santos. Reincidente, o magistrado parece não tem nem ligado para a repercussão negativa da lamentável ação de julho, estampada em todos o jornais, sites e telejornais. Nesta quinta-feira (06/08) ele voltou a ser flagrado sem máscara, exibindo seu belo físico na faixa de praia santista. Questionado por jornalistas ele disparou mais uma ao dizer que os guardas civis, que fazem cumprir a lei, “poluem a praia”. Acho que nesse caso já não é mais nem o caso de não curtir, vou pedir para a produção criar a função block aqui na coluna.


 
MPAM e DPE pedem fim das vendas de ingressos do Festival de Parintins 




Eu apertei o botão curtir para o Ministério Público do Amazonas e para a Defensoria Pública do Amazonas, que essa semana recomendaram à justiça amazonense que proíba os bumbás de Parintins a vender ingressos para Festival Folclórico de Parintins 2020 de novembro. Segundo a recomendação não há segurança científica para que se reúna tanta gente dentro do bumbódromo nos dias 6,7,e 8 de novembro, como querem os presidentes Jender Lobato e Fábio Cardoso. Eu ainda acho que é melhor deixar tudo para 2021, depois não vão dizer que ninguém avisou.
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!