17/08/2020 às 08h00min - Atualizada em 17/08/2020 às 08h00min

2020: O ano das batalhas virtuais pelas prefeituras

Fakes News começam a movimentar a pré-campanha em Manaus

Mário Marinho
mariomarinho@m2news.com.br
Se as últimas eleições de 2018 já foram um verdadeiro bombardeio de memes, fakes e news na internet - podem se preparar – pois isso será "fichinha" perto do que está se desenhando para 2020. Quem imagina que a disputa ainda não começou se engana. Ao menos de forma extraoficial, partidos, políticos e simpatizantes de candidatos já montaram ou estão finalizando suas equipes de mídias e redes sociais. No Amazonas grandes nomes já estão com parte ou (finalizando) a montagem de seus times digitais. E se preparem por que pelo o que já se viu até aqui nessa pré-campanha, será meme atrás de meme, digo, post atrás de post, alguns oficiais, outros (a maioria) nem tanto. Vamos assistir muitos pedidos de direito de resposta e muito, mas muito material virtual nos seus feeds.
 
A guerra da direita contra todos

Pra não dizer que estou falando besteira, no fim de semana, o Coronel Menezes (Patriota) ligou a metralhadora contra o, agora Major, Alberto Neto (Republicanos). É que Neto disse em entrevista que estaria articulando uma aliança da famosa Direita, com o presidente Jair Bolsonaro e, para isso, seria necessária a união de todos "direitistas" para ganhar a prefeitura de Manaus. O Menezão não gostou nenhum pouco da declaração do deputado federal e só não chamou o Alberto Neto de gandula. O coronel lembrou que o partido de Alberto é comandado por Silas Câmara, com apadrinhamento de Omar Aziz (PSD). "Em hipótese alguma estarei aliado com essa figura nefasta da política do Amazonas", foi um trecho da frase de respostas dada ao capitão, ops! Major.
Essa treta militar ainda vai dá muito compartilhamento na internet, acreditem.
 
Falando em compartilhamento

Um post feito por um portal de Manaus nas redes sociais virou motivo de piada entre os apoiadores de Amazonino Mendes (Podemos). A publicação dizia que o ex-governador, que lidera as intenções de votos, iria deixar a disputa pela prefeitura da capital amazonense. A informação, claro, foi negada por todos da alta colmeia do Negão. "Amazonino vai reunir com a direção nacional do Podemos essa semana, em São Paulo, para alinhar o anuncio oficial da disputa e suas alianças", disse o Podemos em nota. Como eu disse no começo da coluna de hoje se preparem para a guerra virtual.
 
PT torna José Ricardo prioridade

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann reuniu com o diretório da legenda de Manaus e anunciou que a candidatura de José Ricardo à prefeitura da capital será prioridade para o partido. Gleisi costura a aliança entre as legendas da Esquerda no Amazonas. A briga agora é pra saber quem vai ser o candidato a vice na chapa do petista.
 
Hissa na lista negra do TCE

Pré-candidato de Ciro Gomes em Manaus, Hissa Abrahão (PDT) ganhou um problemão para enfrentar até lançar oficialmente sua candidatura na convenção. É que o pedetista foi o único pré-candidato a prefeito a integrar a lista com 616 gestores com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Além de Hissa o vereador Gedeão Amorim (MDB), que pretende disputar a reeleição também integra a listagem. No interior, os prefeitos Bi Garcia, de Parintins, Antônio Peixoto, Itacoatiara e Anderson Souza, de Rio Preto da Eva, também foram citados. Agora caberá ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que recebeu a lista, pedir ou não ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) a impugnação dos nomes.
 
Falando em interior

Em Parintins, Bi Garcia (Democratas) atual prefeito da cidade trabalha articulações para disputar a reeleição. Sem o Festival deste ano o prefeito resolveu colar, nesse fim de semana, no senador Omar Aziz (PSD) durante inaugurações na zona Rural. O problema é que Nega Alencar, do partido do Senador Aziz, é uma das opositoras ao governo Bi e que mais têm destaque na Câmara de Parintins. Márcia Baranda (MDB) também é bem cotada e deve, claro, receber as bênçãos de Eduardo Braga (MDB). O advogado Juscelino Manso (PSB) e João Vinicius (Avante) completam a lista dos fortes pré-candidatos da ilha de Caprichoso e Garantido.
 
E em Itacoatiara

Cabo Maciel (PL) vai disputar a prefeitura ocupada por Antônio Peixoto (PT). O lançamento do nome de Maciel foi realizado pelas redes social do presidente da legenda Alfredo Nascimento, que é pré-candidato a prefeito de Manaus. O atual prefeito de Itacoatiara, Peixoto não confirmou ainda se irá disputar a reeleição, ele segue muito fragilizado com os últimos acontecimentos na cidade. Peixoto já foi até afastado do cargo e, só voltou, após decisão liminar. Mamoud Amed Filho (PSD) integra o time de políticos mais lembrados pelos moradores da pedra pintada. O ex-deputado Dom Marques (PSDB) também estará na disputa. Hoje, quem lidera as pesquisas por lá é o empresário Mário Abrahim (PSB).
 
Curtir Não Curtir


 
Eu apertei o botão curtir para a Live do sertanejo Gustavo Lima que aconteceu direto de Manaus nesse domingo (16/08). Muitos chegaram a criticar, chegaram até a falar que o cantor nunca tinha feito nada pelo Amazonas e que estaria até se aproveitando do momento e das belezas locais para se promover. Bom, se nunca fez confesso que não lembro, mas veio e fez em um bom momento. O segmento de shows foi um dos mais afetados na pandemia. A live de Gustavo Lima gerou empregos e movimentou a economia. Afinal, aquela estrutura do palco, feita por Parintinenses, não se ergueu sozinha no meio da floresta. Teve emprego, dinheiro circulando e muitas visualizações no mundo todo. Parabéns aos envolvidos.

Não Curtir


Eu não apertei o botão curtir para a brutalidade do assassinato da Amazonense Alice Albuquerque, de apenas 15 anos, morta a facadas em Rotterdam, na Holanda. Nós do M2 News noticiamos o caso com exclusividade ainda na madrugada da última sexta-feira (14/08). A notícia ganhou repercussão e, tal qual na Holanda, chocou a todos. A família de Alice procura meios financeiros e ajuda para trazer o corpo da Europa. Ontem (16/08) uma manifestação pacífica, pedindo justiça, aconteceu no Centro de Manaus.


 
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!