31/08/2020 às 08h01min - Atualizada em 31/08/2020 às 08h01min

O Tabuleiro das convenções

Começa o prazo para que os partidos façam suas convenções e lancem oficialmente candidatos às eleições 2020

Mário Marinho
mariomarinho@m2news.com.br
Urna Eletrônica brasileira. Foto: Reprodução



Hoje começa oficialmente o prazo para que os partidos façam suas convenções e lancem seus candidatos às eleições 2020. Agora, quem se lançar, não será mais “pré” e sim candidato ou candidata aos cargos de prefeito e vice e de vereador de Manaus, incluindo os outros 61 municípios do Amazonas. Mas, ao que tudo indica, muitos partidos vão alinhar as conversas e parcerias até o último instante permitido pelo TSE (16/09).

Hoje (31/08) não tem convenção, mas amanhã (01/09) o Democrata Cristão (DC), de Chico Preto, que aliás indica daqui a pouco o nome do seu vice para a disputa de novembro, fará sua convenção no estacionamento da Faculdade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras. Chico larga na frente e vai pôr à prova o sistema de “Drive in”, aquele no qual as pessoas chegam nos seus carros e acompanham tudo de dentro do veículo. Não se sabe ainda se a legenda deva fazer alguma transmissão na internet para, quem não tem carro, acompanhar.

Falando em internet o Ministério Público do Amazonas ofereceu denúncia contra o vereador Raulzinho (DEM), que teria realizado uma Live no dia 21 de julho deste ano, com shows e sorteio. A tal live foi caracterizada como “showmício” o que é proibido pela lei eleitoral. Raulzinho, conhecido pela extravagância, veio parar no Tabuleiro Baré de hoje por conta desse, digamos, exagero pré-eleitoral.

A coluna também fala sobre outra eleição, mas essa é fechada para 24 parlamentares, é a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que acontece em dezembro, mas claro, depois de tantos acontecimentos por lá, já está em pauta.
Uma boa leitura e uma boa semana. Que comecem os jogos, digo, as convenções!

 
Vamos falar de Chico


 

Principal opositor ao atual prefeito de Manaus, o vereador Chico Preto (DC) será o primeiro a se lançar oficialmente como candidato para as eleições deste ano. Será amanhã (01/09) no estacionamento da Faculdade Nilton Lins, bairro Parque das Laranjeiras. Essa vai ser a primeira convenção partidária do pleito 2020 na capital. Chico divulgou um card nas redes sociais convidando a todos para o evento.


Slogan regional


 

Em entrevista à coluna Chico Preto falou sobre o slogan de campanha que consta em suas peças publicitárias que começaram a ser compartilhadas no domingo (30/08). A frase “Nem curumim, nem caduco, escaldado” foi escolhida por Chico para ser um dos motes do pleito, segundo ele foi uma versão do linguajar amazonense para um velho dito popular. “O mote original é nem novo, nem velho, preparado!” Mas amigos de Parintins sugeriram adaptar para uma versão do bom amazonês, mais regional”, destacou Chico Preto.


O vice
 

A coluna bem que tentou saber qual será o nome anunciado daqui a pouco às 11 horas pelo DC para composição de chapa com Chico Preto, mas, o ainda pré-candidato, adiantou apenas que o escolhido, logo já sabemos que é um homem, não seria envolvido totalmente no meio político.  “É uma pessoa que não vem desse processo tradicional da política. É um homem de propósito, que traz sua experiência, pois conhece Manaus por um ângulo que poucos conhecem, para ajudar a colocar a cidade novamente nos trilhos”, adiantou.


Chapa é anunciada hoje

A composição final da chapa, que contará com 62 candidatos a vereador, ou seja, chapa completa, será divulgada logo mais às 11h em um entrevista coletiva na sede do partido, que fica no Centro Empresarial Art Center, localizado na Avenida Djalma Batista nº 3694. O Portal M2 News, que já criou o espaço Eleições 2020 em sua plataforma (CLIQUE AQUI E ACESSE) publica logo mais o resultado da entrevista coletiva. Outras notícias sobre o pleito deste ano são atualizadas diariamente pela equipe do M2 News, acompanhe!

 
A Live de Raulzinho


 

Quando a pandemia chegou ao Brasil, há seis meses, os mais atentos já imaginavam que sem uma vacina promissora o rumo das eleições seria alterado, o que mais tarde aconteceu. Com tantas mudanças, sem – legalmente – poder usar o chamado corpo-a-corpo, os pré-candidatos partiram para as reuniões (fechadas em obediência à lei eleitoral) e para a presença massificada nas redes sociais.  Posts patrocinados são liberados, desde que não ultrapassem o limite da vergonha e peça o voto, diga o número do candidato e essas coisas que muitos sabemos. Mas, para o Ministério Público do Amazonas não agrada nenhum pouco o exagero, do exagerado, vereador Raulzinho (PSDB), da zona Norte de Manaus. Acostumado a se vestir de personagens de histórias em quadrinhos, como o Super Man e dançar em cima de palco, além de percorrer fantasiado por festas daquela área da capital amazonense, Raulzinho foi mais além, abriu às portas da sua casa e autorizou que ali fosse feita uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, com apresentação de bandas, sorteio de brindes. Somado a tudo isso, com toda inocência política que seu cargo não permite, ele resolveu fazer um discurso, classificado por ele como prestação de contas de sua atual gestão.

Acontece que Raulzinho é pré-candidato à reeleição e é claro, a turma do não reeleja ninguém, formalizou denúncia junto ao MPAM que viu que ali tinha de fato uma caracterização de propaganda antecipada. Em resumo, deu ruim para o “Super Man Baré”.

 
A defesa de Raulzinho

Depois que da formalização da denúncia, assinada pelo promotor Evandro da Silva Isolino, da 58ª Zona Eleitoral de Manaus, Raulzinho fez outra transmissão ao vivo, desta vez sem cara de “showmício” para se defender das acusações. Mas a emenda saiu pior que o soneto, como diz aquele velho ditado. É que o vereador que pretende ser reeleito publicou a seguinte frase no título da Live: "Se isso for crime, então, sou um criminoso.”

No vídeo de defesa, o parlamentar admite ter aberto a casa para que a live fosse feita, mas a intenção seria arrecadar mantimentos para ajudar pessoas durante a pandemia de Covid-19. Bem que eu disse, há alguns dias atrás, que eu já estava para ficar é com pena da pandemia, tudo agora é culpa dela.

 

Por fim, o vereador disse que foi vítima de uma armação, sem provar como, além de afirmar que o nobre promotor estava sendo induzido ao erro por opositores. Confesso que nessas horas eu fico imaginando como os assessores, se é que existem, devem ter perdido parte dos cabelos.


Live, tia!


Uma parada rápida para explicar para as tias que não sabem o que é essa tal Live.
Live, tias, nada mais é do que uma transmissão ao vivo, ou gravada anteriormente mas exibida na íntegra como se fosse ao vivo, realizada nas redes sociais, no “face, insta ou utube” , tá, tia?
Mais tutoriais como esse  nas próximas publicações.

Bolsonaro e o Menezão

Horas depois de dizer que não iria se envolver nas eleições deste ano, ao menos no primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro gravou vídeo falando que queria o atual pré-candidato a prefeito de Manaus, Coronel Menezes (Patriota) lá em Brasília, mas desejou sorte em seu projeto, sem pedir apoio ou empenho para eleger o coronel. No vídeo, que pode ser visto abaixo, fica claro que ao menos o Menezão já tem destino certo caso não emplaque nas eleições deste ano, Brasília fica bem ali.

A presidência da Aleam


 

De olho na eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) os deputados começam a fazer articulações e analisar possíveis atuações. Até agora o cenário tem o atual presidente e pré-candidato à prefeito de Manaus, Josué Neto (PRTB) tentando emplacar sua reeleição, que ficou bastante fragilizada depois da briga com a bancada do governo – grande maioria na Casa – durante o processo de impeachment do atual governador do Estado.


O nome feminino é de Alessandra Campêlo (MDB) ferrenha defensora do governo, mas sua atuação, muitas das vezes exacerbada e a fama de “briguenta” pesam muito ao seu desfavor, confidenciaram alguns parlamentares.



 

Correndo pelas beiradas estão Adjuto Afonso (PDT), sempre sereno e pontual em suas ações e o ‘quase eterno’ decano da Aleam, Belarmino Lins (PP). Segundo se comenta a fácil transição de ambos entre os opositores ao governo e o palácio da Compensa pesam muito para que ambos emplaquem.


Agora resta saber sobre a cabeça, ou cabeças, de quem o governador Wilson Lima (PSC) vai colocar suas mãos. E a gente aqui pensando só na eleição para prefeito. Os cabras já estão pensando é no Natal, meus amigos!

Curtir não Curtir


Eu apertei o botão curtir para ação da polícia civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA) que colocou fim à verdadeira degradação, às claras, na Vila do Paricatuba, ponto turístico da Região Metropolitana de Manaus. Após denúncias a polícia constatou crimes ambientais no entorno das famosas ruínas, além da derrubada de diversos buritizais, plantas nativas da região. Os autores foram identificados e vão responder por crime ambiental.

Não Curtir


A gente já havia falado que não demoraria muito para que acidentes acontecessem no mais novo complexo viário de Manaus, aquele que fica na Avenida Constantino Nery. No fim de semana, fotos de um acidente na entrada de uma loja de materiais de construção viralizaram nas redes sociais. Segundo internautas, areia e chuva na área, além da imprudência de um dos motoristas, resultou em uma vítima lesionada e um pequeno congestionamento dentro de uma passagem de nível ou desnível, como queiram. Aliás, Manaus tem cada um né? Congestionamento em complexo viário, semáforo embaixo de viaduto e rotatórias que parecem um versão da Índia. Enfim, vamos parar por aqui.

Sexta-feira tem mais. Até lá!

 
 
 
 




 


 
 
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!