04/09/2020 às 01h36min - Atualizada em 04/09/2020 às 01h36min

Sinal verde para as alianças do Tabuleiro

Todos querem saber quem vai compor com quem. Vamos mostrar como estava o cenário até essa madrugada, sim, por que o sol já raiou e tudo pode mudar.

Mário Marinho
mariomarinho@m2news.com.br - Especial M2 News
Tabuleiro Baré mostra o cenário das eleições em Manaus, até agora. Ricardo Nicolau (PSD) é o entrevistado desta edição. Fotomontagem: M2 News
Faltando menos de duas semanas para o fim das convenções partidárias para as eleições de 2020, Manaus vê pré-candidatos recuarem para somar com outros nomes. O “zum-zum-zum” é alto nas filas de supermercados, bancas de café e feiras da cidade. Todos querem saber quem vai compor com quem. Vamos mostrar como estava o cenário até essa madrugada, sim, por que o sol já raiou e tudo pode mudar, aliás, em se tratando de convenção e alianças eleitorais eu já vi de tudo, até foto de político ser retirada do palanque no momento da convenção. Então, não se assustem com que pode vir por aí.

Falando em aliança, Hissa recuou e se uniu ao pré-candidato do PSD, Ricardo Nicolau. O PDT se une oficialmente às 10h da manhã, hoje, ao Solidariedade e PSB, na empreitada do PSD rumo à disputa pela prefeitura. Mas o nome do vice de Nicolau ainda não foi definido. O pré-candidato conversou com a coluna na última quinta-feira (03/09), falou sobre projetos, plano de governo e anunciou a data da convenção do PSD, será dia 16, como já adiantamos ontem.

O Tabuleiro também mostra que até o fim desta sexta-feira (04/09) novas mexidas vão acontecer nesse jogo eleitoral. Rotta, que também falou com a coluna, deve se posicionar sobre nova aliança. Ao que se sabe, o Democratas já costura uma composição como vice, resta saber com quem.

Ventos fortes soprando de Brasília devem mudar a direção das duas pré-candidaturas que querem ter as “bênçãos” do presidente Bolsonaro. Teria alguém que ceder? Será que nesse jogo a patente militar será respeitada?

Uma boa leitura meus amigos e amigas!!


 

Ricardo Nicolau costura alianças



Primeiro a se lançar como pré-candidato a prefeito de Manaus, Ricardo Nicolau (PSD) tem trabalhado intensamente para compor boas legendas ao seu nome. Solidariedade, de Bosco Saraiva, foi o primeiro a pousar ao seu lado. Depois, Serafim Corrêa chegou com seu PSB. Hoje, às 10 horas será vez do PDT, comandado, no Amazonas, por Hissa Abrahão, que desistiu de ser pré-candidato, e se unirá ao arco de Nicolau. O anúncio será durante coletiva no Hotel Da Vinci. O resultado da entrevista coletiva você pode acompanha logo mais no espaço Eleições 2020 no Portal M2 News.

Clique aqui e veja as últimas notícias sobre as eleições.


 

Sem vice


Com tantos nomes conhecidos e com o “recém-chegando” Hissa Abrahão abandonando a disputa como cabeça de chapa para apoiar Nicolau, logo se cogitou a possibilidade do pedetista ser anunciado como vice na coletiva de hoje. A coluna, que já tinha entrevista marcada com Ricardo Nicolau na véspera da coletiva, questionou sobre o seu vice. "Estou muito satisfeito com as adesões à nossa candidatura. Temos o Solidariedade de Bosco Saraiva, o PSD do nosso amigo Serafim Corrêa. Agora recebemos com alegria o PDT do ex-deputado Hissa Abrahão. Não temos ainda o nome do vice", respondeu.


 

Projetos


Referência em administração e gestão em saúde, Nicolau que administrou o Hospital de Campanha criado para o tratamento de pacientes com Covid-19 em Manaus, mostra agora propostas para outras áreas.

 

Segurança


"Nós entendemos que segurança também é competência do município. Vamos implantar as patrulhas comunitárias, armar a guarda e adquirir novas viaturas. A população vai conhecer a farda da guarda municipal, coisa que hoje ela não conhece", disse Nicolau.
 

Mobilidade Urbana


O pré-candidato entende que além do melhoria do fluxo de veículos é preciso investir em novos ônibus, revisar contratos com as empresas e ‘repensar’ as faixas azuis, implantadas pela atual gestão para dar fluidez ao trânsito de ônibus. "Tem ruas que não comportam (a faixa azul) por que a maioria dos ônibus não têm cinco portas. Isso causa um problema no fluxo de veículos", afirmou.

“É preciso investir em uma nova frota. Se fala aí em 300 ônibus, que nunca chegam, mas isso também não vai resolver o problema. O contrato com as empresas precisa ser revisado e as cláusulas de investimento, cumpridas”, disse.


 

Trânsito


“Semáforos inteligentes são necessários, bem como alargamento de ruas para que se tenha mais faixas e assim melhorar a fluidez”, afirmou.


 

Sistema binário


Questionado pela coluna sobre a possibilidade de Manaus passar a ter o sistema binário, que na prática transformaria grandes vias como a Djalma Batista e Constantino Nery em sentido único (uma indo para o bairro e outra indo ao centro), Nicolau afirmou que é possível, mas é preciso estudo. “É preciso fazer estudos para saber o impacto logístico, bem como a infraestrutura. Mas esse tipo de sistema já é usado com sucesso em outros países há muitos anos e dá certo. É uma alternativa”, explicou.


 

Educação


“Eu vejo que Manaus tem muitas escolas alugadas, muitas com preços altos, isso é preciso ser analisado. É preciso se montar uma estrutura que dê aos servidores da educação e alunos ferramentas para que eles possam desempenhar bom trabalho. Investir em tecnologia é uma das metas. A pandemia provou que a falta desse investimento causou problemas para o andamento dos trabalhos educacionais”, disse.
 

Servidores Públicos


“Servidor público, como qualquer outro funcionário, precisa ter instrumentos e insumos para que o serviço possa ser bem executado. É preciso olhar com atenção para isso. Eu vejo que existe muita competência dos servidores, mas às vezes não dá para desempenhar um bom trabalho sem as ferramentas necessárias. Vamos olhar isso com atenção e dotar o serviço público de condições de trabalho e boa remuneração”, concluiu Nicolau.



 

Amazonino desembarca no Tarumã



Amazonino Mendes (Podemos) chega ao Tarumã neste final de semana. Na bagagem de São Paulo, dizem fontes ligadas ao Negão, estão alianças costuradas que podem mexer o cenário político nos próximos dias. E olha que teve gente que disse que ele estava “morto” no mês passado. O possível vice parece já está definido, mas o nome ainda é guardado na cabeça de Amazonino e ele, claro, não revelou ainda. Tradicionalmente, Amazonino anuncia composição final de chapa na data limite. Até lá, com certeza, a fila no Tarumã deve ser longa. A assessoria já renovou até o estoque de álcool em gel e máscaras descartáveis. O feriado da semana da Pátria do Amazonas será movimentado por lá!


 

Rotta


Marcos Rotta (Democratas), atual vice-prefeito de Manaus, anuncia hoje seu destino nas eleições 2020. A disputa como cabeça de chapa já foi descartada pela legenda. Em conversa rápida com a coluna, Rotta disse na noite de ontem (03/09) que ainda estava reunido com alguns pré-candidatos. “Não tem nada definido, talvez amanhã (04/09)”, afirmou Rotta. O fato é que os ventos já sopraram que Rotta vai compor com David Almeida (Avante). O fundo partidário do Democratas, sua experiência em campo e o trabalho executado recentemente como vice (até onde pôde) pesaram na escolha. O caminho que Rotta vai percorrer será anunciado nas próximas horas.

 

Direita pode se unir?

Falando em caminho e ventos, uma verdadeira ventania vinda de Brasília soprou para coluna que as candidaturas do Capitão Alberto Neto (Republicanos) e Coronel Menezes (Patriota) podem sofrer uma “intervenção militar”. Calma, eu explico. É que o presidente Jair Bolsonaro viu de perto que o desempenho do Capitão, até aqui, está sendo melhor nas pesquisas eleitorais. Uma costura entre o Republicanos e o Patriota estaria sendo feita via Brasília, com as bênçãos presidenciais, para que assim a direita possa ter frente e angariar mais votos. Resta saber agora se nessa intervenção, o Coronel vai aceitar ser vice do Capitão. Veremos em muito, muito breve!


 

Artur e Alfredo


O atual prefeito Arthur Neto (PSDB) que já abraçou com todas as forças a pré-candidatura de Alfredo Nascimento (PL) reuniu ontem com pré-candidatos a vereador pela legenda tucana. No encontro ficou claro que a chapa Alfredo e Conceição Sampaio (PSDB) está fechada. Vamos ver se o tucano vai mesmo voar!


 

Curtir Não Curtir


Eu apertei o botão curtir para a iniciativa da Faculdade Fametro em construir uma parada de ônibus para seus alunos na Avenida Constantino Nery, em Manaus. Parece uma ação simples, de fato é, mas se grande parte das empresas fizessem isso, na certa, nossa capital e nossa população sofreria menos e teria onde se abrigar do forte calor que por aqui sempre imperou. Parabéns aos envolvidos!

 

Não Curtir


Eu não apertei o botão curtir para a previsão da redução do valor proposto para novo salário mínimo. Em abril, o governo federal havia anunciado a proposta de R$ 1.075,00 mas essa semana o valor foi reduzido para R$ 1.067,00. A justificativa é que novo cálculo leva em consideração apenas a inflação de 2020. Enquanto isso, quem só recebe o salário mínimo vê as altas contas fixas de consumo aumentarem, com base na mesma inflação. Vai entender!


 
Até segunda!




 
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!