07/09/2020 às 08h00min - Atualizada em 07/09/2020 às 08h00min

A disputada cadeira de Arthur, seus ônus e bônus

Arthur sai em defesa da família, mas setembro traz convenções e um ano do caso Flávio

Mário Marinho
Especial M2 News - mariomarinho@m2news.com.br
Urna eleitoral brasileira. Foto: Divulgação/TSE
 

 
A coluna de hoje mostra um panorama se desenhando para a semana decisiva das convenções eleitorais deste ano. Na briga digital a gente já viu até o prefeito Arthur Neto (PSDB), que nem candidato é, gravar vídeo para pedir que os postulantes à sua sucessão não ataquem a sua e nem a família de ninguém. No fim de semana algumas reportagens voltaram a tocar no nome da primeira-dama e parentes dela, que estariam supostamente ligados à lavagem de dinheiro. Defensor da esposa, o prefeito gravou vídeo (veja abaixo) pedindo calma no jogo político.


De fato, Arthur não está errado. Não vi versões oficiais nas denúncias e investigações, que são – até agora – suposições, uma vez que o caso está em segredo de justiça. Por outro lado, não dá pra enxugar gelo. Este mês o #CasoFlávio completa 1 ano. Logo, por mais que não esteja no game, Arthur, a esposa e os filhos dela vão, inevitavelmente, ser citados em matérias que se avizinham. Até por que o caso não foi julgado, toda via, sem julgamento até que se prove o contrário não há culpados. Nesse caso, como pai, eu lamento a tristeza da família do engenheiro que se foi. A dor para quem fica é eterna e isso, nem mandato, nem disputa eleitoral ou embate partidário apaga.
 

Falando de Arthur

O pré-candidato Ricardo Nicolau (PSD) divulgou vídeo questionando as declarações do atual prefeito de Manaus (no vídeo que falamos anteiormente). Segundo Nicolau, Manaus não está esse " País das Maravilhas", de fato não está, né? "Não dá pra tapar o sol com a peneira. Não dá pra esconder que a prefeitura está seriamente endividada", disparou o deputado.
 

Assista ao vídeo de Nicolau
 

 

Esquerda dividida


O PCdoB decidiu lançar nome próprio para disputar a prefeitura de Manaus. Marcelo Amil e Dora Brasil foram confirmados no domingo (06/09) como candidatos da legenda. O anúncio deixa o PT de José Ricardo, que pretendia unir a esquerda, sozinho, ao menos por enquanto. O PSOL também já tem nome, o produtor cultural Paulo Trindade. Mas ao contrário do PCdoB, o PSOL ainda pode embarcar na proposta dos petistas. Estamos acompanhando...
 

David Almeida e Marcos Rotta

 
O ex-deputado David Almeida (Avante) recebeu o PTC e o PROS na sua campanha. David ainda articula com o Democratas para tentar Marcos Rotta como seu vice. O café da manhã que reuniu os dois serviu para colocar as cartas na mesa. Rotta já adiantou que seja para qual chapa for, não quer ser figuração em uma futura administração. Errado não tá, né?

Ainda falando sobre David, não pegou bem as fotos divulgadas em suas redes sociais após sua rotineira corrida pela Ponta Negra. Em uma das fotos o pré-candidato parece esquecer que o mundo ainda vive uma pandemia e fez pose, cercardo por diversos atletas, todos sem máscara. Lembrei até daquela brincadeira em quadrinhos na qual o desafio era saber "Onde está Wally?"... está de branco.

 

Congestionamento no Tarumã

 
Como adiantamos na semana passada, o feriadão é de muita articulação do Tarumã, onde fica a casa de Amazonino Mendes (Podemos). Líder das pesquisas eleitorais, Amazonino recebe lideranças, vereadores e presidentes de partidos. A incógnita ficou pela presença do representante uma grande legenda que já fechou com uma candidatura recentemente. Será que vem pernada por aí? Eu não duvido de nada. Já vi gente dormir candidato e acordar cabo eleitoral.
 

A mágoa de Hissa

 
Chamou muita atenção o carregado e pesado discurso de Hissa Abrahão (PDT) durante o anúncio do apoio à pré-candidatura de Ricardo Nicolau (PSD). O ex-vice prefeito de Manaus jogou no ventilador toda mágoa e decepção com seu antigo aliado Arthur Neto. Em determinado momento Hissa afirmou que até tentou fazer muito, mas seu protagonismo incomodou. "Trabalhei muito e às vezes isso incomoda as pessoas", afirmou. Hissa também disparou ao falar sobre o #CasoFlávio. "O sangue do jovem Flávio corre nas mãos desse prefeito", disse.

Pra quem não lembra, Hissa foi secretário de obras de Manaus e desenvolvia um trabalho de protagonismo na primeira gestão de Arthur. Hissa praticamente carregou a campanha nas costas naquela época, pois Arthur enfrentava problemas no joelho. Ganharam, mas o racha veio mais tarde. Hissa foi exonerado do cargo pela rádio, durante entrevista cedida por Arthur. Mais tarde, ele deixou o cargo de vice e se elegeu deputado federal. Muito tempo já passou, um mandato para ser mais prático, mas como diria meu pai, quem apanha nunca esquece.
 

O desafio de Menezes
 


Oficializado como pré-candidato a prefeito pelo Patriota, coronel Alfredo Menezes agora tenta articular legendas para formar um arco de direita. Não está fácil! O discurso do "não quero mais do mesmo" afugenta presidentes e pré-candidatos de outros partidos. O problema é que sozinho fica muito difícil tocar a campanha com poucos recursos. Levantamentos eleitorais  mostram  que o fenômeno parecido com o das eleições de 2018 não deve voltar a acontecer. A semana será desafiadora para o militar.
 

Wilson Lima colocado no jogo

 
O governador Wilson Lima (PSC) foi envolvido nas eleições de Manaus, mesmo após ter declarado que seu partido estaria fora. Fotomontagem dele ao lado de David Almeida (Avante) e Marcos Rotta (Democratas) circularam nos grupos de Whats App da cidade. Apoiadores de David responderam com um carimbo de Fake News. De certo mesmo é que Wilson Lima lançou uma outra campanha, mas para arrecadar brinquedos.
 

A campanha

Capitaneada pela primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, a segunda edição da campanha "Doe um brinquedo e ganhe sorrisos" vai arrecadar presentes para crianças do Amazonas por meio de doações que poderão ser entregues em qualquer uma das secretarias de Estado do Amazonas. Os brinquedos podem ser deixados nos órgãos até o dia 2 de outubro. Veja abaixo o vídeo promocional da campanha.

 

Curtir Não Curtir


Eu apertei o botão curtir para  a ideia de se aprofundar mais e melhor as informações sobre o "Setembro Amarelo". A depressão é silenciosa e faz vítimas em toda parte. Órgãos públicos do Amazonas, além de figuras públicas começaram a chamar atenção para essa causa.

 

Não Curtir

Eu não aperto o botão curtir para a “onda” do #TáTudoLiberado que tomou conta de Manaus nos últimos dias. Bares, casas de shows e balneários estão cada vez mais lotados como se o novo coronavírus estivesse ido embora. O mais intrigante é que muitas pessoas circulam pela cidade sem máscaras ou proteção, aí eu pergunto: Cadê a fiscalização sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em Manaus?
 
Bom feriado amigos e amigas leitores e até sexta!
 
 
 
 
 
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!