18/09/2020 às 08h00min - Atualizada em 18/09/2020 às 08h00min

Partidos lançam candidatos, mas a “aglomeração” não pegou bem!

Por que os políticos que prometem cuidar de Manaus arriscam a saúde dos outros?

Mário Marinho
mariomarinho@m2news.com.br
Os onze candidatos a prefeito de Manaus. Fotomontagem: M2 News

Os “nomes” e “vice-nomes”, agora, estão postos no Tabuleiro Baré e só vão sair dele no fim dessas eleições quando apenas um par de peças ficará. Eu vou confessar a vocês, que aqui, isolado, vi, ouvi e li, sem entender muito, a tentativa de encobrir aglomerações no lançamento dos candidatos, em Manaus e nos municípios do interior do Estado. Aqui de longe eu posso arriscar a dizer que ao menos no quesito, preocupação com a saúde do próximo, muitos candidatos já começaram essa caminhada rumo à prefeitura e à Câmara Municipal de Manaus (CMM) dando passos para trás.

As imagens a seguir falam por si! O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que por sinal tem feito um esforço tremendo para obrigar as legendas a cumprirem as normas sanitárias em vigor, acertou em fazer blitzes nas convenções, mas pelo visto, ao virar de costas e ao sair do local, alguns partidos deram o famoso “jeitinho brasileiro” para fazer aglomeração numa tentativa de passar a imagem de união, força e de alta adesão às candidaturas. Isso ao meu ver foi um tiro errado, mas acima de tudo um desrespeito com o eleitor. Já começaram subestimando a nossa inteligência.
Então vamos lá, que ainda tem muita água, álcool em gel e máscaras para passar e usar nessas eleições. Boa leitura, meu amigo e minha amiga!



A aglomeração do Capitão

Podem até dizer que não, mas foi uma aglomeração, no palco e na plateia, ainda na sexta-feira (15/09). Sem respeitar nenhum tipo de distanciamento (o recomendável pela Anvisa é de no mínimo um metro) o palco da convenção do Republicanos e PMN, que chegou a ir ao chão horas antes do evento, mostrou uma verdadeira aula de como não evitar o contágio pelo Covid-19. Me assustou ainda a presença de crianças, algumas sem máscaras, único preventivo ao Covid19. Não foi um bom tiro do Capitão, mas sempre há tempo para correção da rota. 

A aglomeração do Coronel


Coronel Menezes, que emitiu comunicado para imprensa para que não fosse mais citado em reportagens com seu nome de batismo Alfredo Menezes, afim de não causar “confusão” na cabeça do eleitor, pois este também é o nome de outro candidato, apostou no delegado Costa e Silva para seu vice. A convenção do Patriota até tentou respeitar o distanciamento entre os pré-candidatos, também não deu muito certo. O uso de um microfone só, passando de mão em mão do apresentador do evento para os pré-candidatos a vereador e os majoritários colocou ao chão a tentativa de respeito total aos protocolos. O Covid pode ter rolado solto de mão em mão por meio daquele solitário microfone. Soou mal e para piorar ainda a situação a entrada no evento das “estrelas” da convenção, Coronel Menezes, Delegado Costa e Silva e o deputado Felipe Souza foi do tipo “juntos e grudados”. A partir daí nada de distanciamento. Isso também não foi legal.


Amazonino acertou

O PODEMOS de Amazonino Mendes foi o mais elogiado pelo TRE-AM no respeito aos protocolos de segurança. O distanciamento entre cadeiras e mesas era visível, além disso, o microfone usado pelo candidato, que só tirou a máscara na hora de falar, foi usado apenas por ele. O rígido controle na entrada deixou até a imprensa de lado. Exagero? Eu acho que não. “Estamos em pandemia minha gente”, diria Amazonino. Com o número de casos de Covid-19 aumentando no Amazonas, a legenda abriu mão de pirotecnia e optou pela saúde. Mereceu aplauso do órgão eleitoral do Amazonas.

Alfredo, Conceição, Arthur e o Caso Flávio

Arthur Neto (PSDB) e Elisabeth Valeiko, a primeira-dama municipal, sempre colada ao lado do prefeito de Manaus lançaram seus candidatos a prefeito e vice, Alfredo Nascimento (PL) e Conceição Sampaio (PSDB) em uma chapa que já tem como principal adversário o caso Flávio, que dia 29 completa 1 ano. É que o caso tem sido usado frequentemente, na guerra eleitoral, para associar uma imagem negativa a candidatura dos “eleitos” de Arthur. O Covid-19 até ficou de lado nessa questão. Aliás, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu investigação, com quase um ano de atraso, para tentar saber de quem partiu a ordem para que o carro oficial, pago com dinheiro público, tirasse o corpo do jovem Flávio de dentro da casa de Alejandro Valeiko, filho da primeira-dama. Arthur não gostou muito, falou em perseguição política. Eu arrisco dizer que essa chapa, apontada pelo próprio Arthur como continuidade de seu governo, vai enfrentar muita desconfiança pelo eleitor. Um trabalho dobrado para o veterano Alfredo e Conceição. Vamos ver!
 
Ricardo Nicolau e sua convenção


Experiente no ramo hospitalar, Ricardo Nicolau (PSD) lançou sua chapa com Dr. George Lins (Progressistas) tentando tomar todas as precauções para se isolar do Covid-19. Ele, que já teve o novo coronavírus, também ultrapassou algumas barreiras. A clássica cena das mãos erguidas para cima bem que poderia ter sido substituída pelos “quase” toque de mãos fechadas.  Ao menos as máscaras, o álcool gel e os cuidados pertinentes eram visíveis! Mas de todos os exageros que vimos nos outros candidatos de outras chapas, Ricardo e seu vice, passaram bem no teste da aglomeração. Todo cuidado com a saúde é pouco.


O isolamento de David


Depois de dizer que não pegaria o novo coronavírus, David Almeida (Avante) se infectou com o Covid-19. David, que chegou a tirar fotos ao lado de diversos corredores, todos sem máscara,  parece que estava procurando. Sua convenção, na semana passada, também foi um belo exemplo do que não fazer. Lado a lado com seus apoiadores, apesar de uma convenção em drive-thru, dias depois, o pré-candidato anunciou que está com covid-19. Ele segue em tratamento, agora, isolado em casa. E isso me faz questionar se com as aglomerações realizadas pela maioria dos candidatos, será que não teremos novos candidatos/infectados na próxima semana? Bem, quem responderá será o rei coronavírus que já pode estar bem incubado nas narinas do correligionário que participou das convenções.


Maués tem quantas UTIs?

Foi essa pergunta que eu me fiz quando vi as imagens do lançamento da candidatura à reeleição do atual prefeito de Maués, Júnior Leite (PSC). Júnior conseguiu a proeza de reunir milhares de apoiadores, lado-a-lado, em uma casa de show da cidade. O retrato da aglomeração! Foi um verdadeiro desrespeito aos protocolos de prevenção ao Covid-19 e à saúde. Me pergunto até por que será que tanta gente estava ali se arriscando. É muito amor pela política? Ou seria outra coisa? Tomara que ninguém tenha espirrado no meio daquela multidão. Sei bem que se os casos na cidade aumentarem consideravelmente nos próximos dias, já sabemos de onde veio. Vamos acompanhar! Bem, pelo menos sabemos que na plataforma saúde, o candidato já começou com a proposta errada!
 
Só vão nove
Manaus tem onze candidatos à prefeitura, mas apenas nove possuem representação no Congresso Nacional, regra usada pelas emissoras de comunicação, para convidar candidatos aos debates que se aproximam. Pelas regas em vigor, Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não devem participar dos debates, mas terão direito a entrevistas de até cinco minutos nas emissoras de TV. Já na internet, tá tudo liberado!
 
 
Curtir 

Eu apertei o botão curtir para o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que fiscalizou todas as convenções em Manaus. Foi um importante recado aos partidos de que essa campanha é diferente, apesar de alguns driblarem as regras! Parabéns, TRE-AM.
 


Não Curtir


Eu não apertei o botão curtir o anúncio da saída da Sony, do Pólo Industrial de Manaus (PIM) e consequentemente do Brasil. A gigante japonesa é uma das principais fábricas do mundo e está na capital há quase 50 anos. É uma triste notícia que acende uma luz de alerta nas nossas autoridades, que precisam pôr em prática um modelo econômico paralelo ao que aí está.

Até a próxima!
 
 



 
 
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!