Candidatos a prefeito de Manaus. Fotomontagem: M2 News
Domingo (27) começam oficialmente as eleições 2020. Os nomes e as cartas, agora, estão na mesa. Em pouco mais de 40 dias todos nós estaremos na frente da urna escolhendo nossos candidatos a vereador e prefeito. O voto vai demorar poucos segundos, mas as consequências, positivas ou não, vão durar quatros longos anos. Por isso, meus amigos e amigas, tudo só depende de nós. Valorize seu voto, escute cada candidato, faça de fato, a análise curricular de cada um. Ah, mas no meio de tudo isso, se preparem, a guerra virtual vai ser pesada, para o bem e para o mal.
Uma boa leitura para você, meu amigo e amiga.
Os ilustres desconhecidos
Com a nítida possibilidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ser quase que totalmente renovada, novos nomes devem aparecer no cenário eleitoral. Aliás, até hoje, o número de candidatos ao cargo de vereador já ultrapassa os 1,6 mil, para disputar 41 vagas. E com essas restrições por conta do “avanço” da COVID-19, o número de ilustres desconhecidos na sua “timeline” vai aumentar. Aguardemos!
A “motociata” do Coronel
O Coronel Menezes (Patriota) vai dar o start de sua campanha com uma “motociata”. Pra quem não sabe o que é, são um “monte de motos” enfileiradas buzinando. Confesso que até onde sei, ao menos na capital, é inovação.
Falando em Menezes A equipe do candidato se apressou para “viralizar” o vídeo do presidente Jair Bolsonaro quase citando o nome dele durante sua live semanal. Ao lado do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Bolsonaro disse. "Eu tenho candidato em Manaus, mas não vou falar o nome". A tentiva, na certa, é tentar fazer que Menezes suba nas pesquisas. Ao final do vídeo, Bolsonaro deixou margem, que dá esperança para outros candidatos a prefeito pelo Brasil, de se envolver na campanha. Veja abaixo.
Amazonino “paz e amor”
Amazonino Mendes (Podemos) foi entrevistado na manhã desta sexta-feira (25/09) na TV Tiradentes. Líder nas pesquisas de intenção de votos, Amazonino disse, ao ser questionado sobre ataques de adversários, que vai focar sua campanha em propostas. Me chamou atenção o fato de aos 80 anos, o pré-candidato dizer que com toda sua experiência não se considera melhor que nenhum outro adversário. A serenidade e respostas diretas, sem promessas, marcaram a entrevista com Ronaldo Tiradentes. Amazonino terá a partir de outubro o segundo maior tempo de TV e Rádio e adiantou que vai usar para divulgar seu plano de governo.
O Amazonino ''paz e amor" afirmou que voltou por que não poderia ficar de fora da disputa tendo experiência para resolver problemas de Manaus, como trânsito e mobilidade urbana.
O acerto de Wilson
O governador Wilson Lima (PSC) acertou muito na decisão de frear as aglomerações em Manaus. Eu confesso que às vezes não compreendo a cabeça dos nossos amados Barés, que ainda insistem em desafiar uma doença mortal. Máscaras, parecem que não existe, bom senso também não. Aliás, só o do governador que bloqueou o acesso aos bares, restaurantes, flutuantes etc.
TRE de olho nos exageros
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai intensificar as fiscalizações aos abusos eleitorais a partir deste domingo. Canais diretos de denúncias, via redes sociais e pelo WhatsApp de número 92 8403-3720 serão intensificados. O app Pardal, que pode ser baixado no celular do eleitor, será liberado a partir do domingo (27/09).
Curtir
O novo decreto do Governo do Amazonas que fechou bares, flutuantes e até praias que concentravam centenas e centenas de pessoas. Em duas dessas festas, as autoridades em saúde encontraram mais de 7 mil pessoas em festas particulares.
Não curtir
A onda de “fake news” que se instalou em Manaus nos últimos dias. Ações maldosas já mataram candidatos, falsamente, e até quem não é candidato, como é o caso do ex-deputado Arthur Bisneto (PSDB). É bom ficarmos atentos, pois isso vai aumentar. Leia com atenção as notícias que chegam a você e confirme sempre se é verdade.