28/09/2020 às 16h00min - Atualizada em 28/09/2020 às 16h00min

​Nas eleições 2020 “santinho” é coisa do passado, agora tudo é no seu celular

Mário Marinho
Especial M2 News
O relógio marcava 00:01 do dia 27 de setembro quando nossos celulares passaram a receber dezenas, centenas, milhares de cartões virtuais, vídeos e jingles de candidatos a vereador e a prefeito. Foi um verdadeiro bombardeio que serviu para mobilizar correligionários, contra o sono dos manauaras. Essa ação dos candidatos nos mostra uma nova tendência eleitoral a partir desde ano... no Brasil, além da urna eletrônica, o pedido de votos também terá auxílio da tecnologia. E nesse mundo virtual, vence quem souber dosar melhor e, traçar cirurgicamente, suas metas e ações, para atingir o eleitorado.

O Tabuleiro Baré traz hoje os números da primeira pesquisa DMP Tiradentes, após as convenções eleitorais, e um aparato de como cada candidato à prefeito de Manaus usou suas primeiras 24 horas de campanha.

Uma boa leitura e uma ótima semana para você, eleitor e eleitora!


Os números da DMP Tiradentes


Tido com um dos poucos, melhor dizendo “bem poucos”, institutos de pesquisas que acertam o levantamento de intenção de votos no Amazonas, o DMP Tiradentes, divulgou na manhã desta segunda-feira (28/09) sua primeira pesquisa eleitoral com os candidatos confirmados para a disputa pela prefeitura de Manaus. A ordem, ao menos na ponta da tabela, não é diferente dos números de outras pesquisas. Amazonino Mendes (Podemos) mantém até aqui uma ampla vantagem contra David Almeida (Avante). São 32%, na pesquisa estimulada, contra 18%. Trabalhando dentro da margem de erro, que é de 3,1%, Amazonino teria um mínimo de 39% e um máximo de 42% dos votos válidos. Contra uma votação mínima de 20% e máxima de 26% de David Almeida.



Juntos e misturados, na pesquisa

A grande novidade do levantamento do DMP Tiradentes ficou por conta dos números do pelotão do meio, aliás, pelos dados não tem mais nem segundo pelotão, virou um “blocão” de empatados. Mas a queda do Capitão Alberto Neto (Republicanos) para quinta posição e a subida do petista José Ricardo e do deputado Ricardo Nicolau (PSD) chamaram atenção. Todos estão empatados dentro da margem de erro, que é de 3,1%, que põe, inclusive, Alfredo Nascimento (PR), Coronel Menezes (Patriota) e Chico Preto (DC), no mesmo Tabuleiro de votos. A oscilação foi de 6% a 2% do terceiro ao oitavo colocado.


No último bloco

As últimas posições dessa corrida eleitoral, segundo a DMP Tiradentes, ficou com candidato Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (NOVO) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), que juntos somam 1% das intenções de votos.
 
 
Amazonino lidera em todas as zonas

O DMP Tiradentes trouxe dados sobre a porcentagem de votos que cada candidato tem nas zonas geográficas de Manaus. Segundo o levantamento, Amazonino lidera nas seis zonas da capital, inclusive nas que concentram o maior eleitorado de Manaus, a Norte, onde ele atingiu 34% da preferência do eleitorado, contra 15% de David Almeida. E na zona Leste da cidade, onde Amazonino tem 35% da preferência do eleitorado, contra 20% de David.  A situação menos desconfortável para o candidato do Podemos é na zona Centro-Oeste, onde Amazonino teria 25% dos votos, contra 21% de David.


Zé Ricardo entre os 3 mais votados na Oeste

Me chamou a atenção a quantidade de votos do petista José Ricardo na zona Oeste de Manaus, onde ele teria 10% das intenções, segundo o DMP Tiradentes. Nesta zona estão bairros tradicionais da cidade, como Compensa, São Jorge, Santo Agostinho e Ponta Negra. Nessa zona geográfica, Amazonino teria o dobro de votos de David, 34% contra 17%.
 
Jovens preferem os mais experientes

Ainda segundo o DMP Tiradentes, diferente de 2018, quando a maioria dos jovens definiram votos apostando em novos nomes, o eleitorado que tem entre 16 e 34 anos de idade, prefeririam votar em candidatos com mais experiência. No levantamento, dentro dessa faixa etária, os votos de Amazonino Mendes oscilariam entre 28% e 34% das intenções. De David Almeida, entre 15% e 20%. Já entre os eleitores mais experientes, Amazonino lidera com 43% dos votos, contra 14% de David Almeida.

Voto feminino

O voto feminino apareceu na pesquisa da DMP Tiradentes. Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira (28/09) as mulheres também preferem candidatos experientes na prefeitura. Nesse público, Amazonino Mendes (Podemos) teria 30% das intenções de votos, contra 19% de David Almeida. Juntos, Amazonino e David, teriam quase 50% do voto feminino de Manaus.  Alfredo Nascimento (PR), Capitão Alberto Neto (Republicanos), José Ricardo (PT) e Ricardo Nicolau (PSD), teriam juntos, 21% da preferência do eleitorado feminino. O Portal M2 News publicou os números completos da pesquisa DMP, clique aqui e acesse.

“O Pai tá ON”
Amazonino  Mendes lançou o jingle oficial de campanha na madrugada de domingo (27/09). A música, que segundo sua equipe de campanha terá variações que vai do forró ao boi-bumbá, passa ao eleitor uma mensagem de “imersão” de Amazonino na internet. A proposta é mostrar, em uma eleição quase que 100% on line, que o mais antigo dos candidatos também está ligado nas novas tecnologias. O título “O Pai tá ON” se popularizou na rede social com o jogador Neymar, que sempre publicava a frase antes de uma partida ou para firmar presença, toda vez que chegava nas redes sociais. Vídeo e áudio viralizaram amplamente nas redes sociais. Mas nem tudo será on line! Acostumado com o contato popular, Amazonino entrou no carro e foi parar na feira da Compensa, na zona Oeste de Manaus. Chegando lá, horas depois do lançamento, adivinha o que já cantavam para ele enquanto o “Negão Móvel” desfilava pelas ruas?  


 
O Capitão é de Manaus, mas o escudo é da Marvel

Após adesivar carros, ainda na madrugada do domingo, Capitão Alberto Neto (Republicanos) fez uma carreata que partiu da Avenida das Torres, zona Norte de Manaus, pelas ruas da cidade. Me chamou a atenção imagens do palco, o qual Alberto Neto discursou e posou para fotos, que mostraram o candidato em cima do escudo do famoso personagem que também é capitão, mas atende pelo nome América. Aí eu pergunto, seria o nosso capitão o mais novo licenciado da Marvel?

 
Falando em militar

Coronel Menezes (Patriota) fez jus a sua proximidade de compadre do presidente Bolsonaro (sem partido). Menezes, que fez um misto de carreata com motociata pelas ruas da Zona Leste, fez uma vídeo chamada para Bolsonaro e exibiu para seus correligionário, ali mesmo, no meio da rua.  A atitude de Menezes repercutiu, mas o que também me chamou a atenção foi o candidato, mais uma vez, posar para fotos, sem máscara de proteção, bem na linha de seu maior cabo eleitoral, o presidente Bolsonaro. Aliás, nem deu pra muita gente usando máscaras na ação do candidato do Patriota, ao menos nas fotos oficiais divulgadas pela equipe do candidato.

 
David de volta à corrida

Depois de passar a quarentena por conta do Covid-19, David Almeida (Avante) voltou a fazer sua tradicional corrida matinal. O candidato postou fotos e vídeo do retorno às ruas. Diferente das ações anteriores, que mostravam David em meio a aglomerações e sem máscara de proteção, as imagens mostram ele com bem menos acompanhantes e usando o item de proteção. David e Rotta adesivaram carros na madrugada do domingo, na Praça 14.


Ricardo Nicolau

Subindo nas pesquisas de intenções de votos, Ricardo Nicolau reuniu com lideranças e também adesivou carros nas suas primeiras horas disputando oficialmente a prefeitura de Manaus. O candidato teve uma intensa agenda no domingo. Ele, que foi o que mais cresceu em relação as últimas pesquisas, comemorou os dados apresentados pela DMP. Nicolau também lançou seu jingle, na voz de David Almeida. Na letra, frases como "É hora de recomeçar", "Caboco valente" e "Pela Saúde da gente" dão o tom da campanha.





Zé Ricardo

José Ricardo (PT), também divulgou seu jingle de campanha no domingo. O petista usou a mesma fórmula das eleições do PT. A música com estilo forró raiz, que lembra o sertão nordestino, deu tom ao vídeo com imagens de Manaus com a frase "Vamos combinar", uma referênica a famosa Kombi do candidato. A equipe decidiu que o nome para disputa será “Zé”. Ele fez um minicomício na Zona Leste da cidade após uma carretada pelas ruas. 



 
Amil na ZL

Marcelo Amil, candidato do PCdoB, também foi para a zona Leste. Ele tomou café em uma feira e postou fotos e vídeos nas redes sociais. O grande desafio de Amil e de Gilberto Vasconcelos (PSTU), vai ser tirar votos de José Ricardo (PT), uma vez que a esquerda decidiu ir rachada para a disputa deste ano.


 
Chico Preto

Candidato do DC, Chico Preto deu o tom nas redes sociais de como será a disputa deste ano. Ele aposta no embate contra os chamados “caciques” da política Amazonense. Sem tempo de TV e rádio e sem espaço nos debates, pelo menos os que ainda forem ser feitos, Chico aposta nas redes sociais para alavancar sua campanha.




Romero Reis

Romero Reis, candidato do NOVO, terá 43 segundos de tempo de TV, nos programas diários e apenas 1 inserção diária em rádio de TV, com pouco tempo para expor suas ideias nos meios de comunicação tradicionais, Romero também aposta nas redes sociais para alavancar votos. Ele lançou sua campanha na internet.



Curtir

Eu curti a ação da polícia civil do Amazonas que aprendeu seis toneladas de drogas e apreendeu mais de 2 milhões de reais em espécie, além de carros de luxo no Amazonas. Um golpe no tráfico de drogas. Parabéns às autoridades policiais do Estado.


Não curtir

A aglomeração, nas vistas de todos, no largo São Sebastião, neste domingo (27/09) após a publicação do novo decreto contra o Covid-19 divulgado pelo governo do Estado. É uma prova de que é preciso investir mesmo em fiscalização. Enquanto isso, a Fiocruz já confirmou que Manaus vive uma segunda onda da doença.


A gente se fala na sexta-feira. Até lá!




 
 


 
Link
Tabuleiro Baré

Tabuleiro Baré

Coluna Política do M2 News com os bastidores da política e fatos importantes do Amazonas.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
Portal M2 News
Envie NOTÍCIAS e receba as principais notícias publicadas no Portal M2 News em seu WhatsApp. SERVIÇO 100% GRATUITO!