28.3 C
Manaus
InícioAmazonasConselheiro do TCE-AM determina suspensão de pregão da Prefeitura de Tabatinga para...

Conselheiro do TCE-AM determina suspensão de pregão da Prefeitura de Tabatinga para fornecimento de farda escolar

Publicado em

Em decisão monocrática, o conselheiro Josué Cláudio Neto, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), determinou, por meio de medida cautelar, a suspensão do Pregão Presencial nº 032/2025-CEC/PMTBT, realizado pela Prefeitura de Tabatinga. O certame tinha como objetivo contratar empresa especializada no fornecimento de fardamento escolar para a Secretaria Municipal de Educação.

A medida cautelar, publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial Eletrônico (DOE), foi concedida após representação da empresa LP do Valle Comércio e Fabricação de Roupas Eirelli, que apontou possíveis irregularidades no processo licitatório, como prazos curtos para entrega de amostras e do material final, além da ausência de critérios objetivos e de layout das amostras exigidas.

Segundo o relator, “as inconsistências, embora pontuais, revelam falhas no planejamento e falta de motivação técnica adequada, em desacordo com o art. 18, inciso I, da Lei nº 14.133/2021”. Ele observou que o edital previa apenas 24 horas para entrega de amostras, prazo considerado “desarrazoado e incompatível com a natureza do objeto”.

O conselheiro também destacou que o tempo reduzido, sem justificativa técnica e sem levar em conta as dificuldades logísticas da região amazônica, cria “barreira geográfica indevida, contrária ao princípio da isonomia e à ampliação da competitividade”. Além disso, o prazo de apenas 10 dias para fornecimento dos uniformes foi considerado “incompatível com as condições reais de execução”, já que não se trata de uma compra imediata.

Ao conceder a medida cautelar, o conselheiro determinou que a Prefeitura apresente o Estudo Técnico Preliminar (ETP), defina critérios técnicos e layout padrão das amostras, ajuste os prazos e justifique a escolha da modalidade presencial.

“A atuação do Tribunal não se limita a punir; ela também orienta e contribui para o aprimoramento das práticas administrativas e da governança pública”, afirmou o relator.

A Prefeitura de Tabatinga tem 15 dias para apresentar as informações e concluir os ajustes solicitados. Até nova decisão, o certame permanece suspenso.

Notícias recentes

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...

Governo do Amazonas decreta emergência em 36 municípios afetados por queimadas

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), decretou situação de emergência em 36...

leia mais

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...