Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o vice Renato Junior (Avante) tomaram posse para o mandato à frente da Prefeitura de Manaus que começa neste ano de 2025. David Almeida foi reeleito no em segundo turno das eleições de outubro do ano passado, com 54% dos votos válidos.
Durante a cerimônia, que aconteceu no Teatro Amazonas no fim da tarde, David Almeida apontou em seu discurso os desafios encarados no primeiro mandato, como a pandemia da Covid-19, a cheia recorde de 2021, e as secas recordes de 2023 e 2024.
“Nenhuma cidade no mundo sofreu o que Manaus sofreu e foi exatamente quando eu assumi. Atravessamos a pandemia da Covid-19, e depois veio a grande enchente, duas secas, queda nas atividades econômicas em 2023, em virtude da seca. Os navios não chegavam, as mercadorias não circulavam, o distrito não produzia, foram desafios diversos no primeiro mandato”, pontuou.
Além disso, o prefeito falou sobre os avanços registrados em sua primeira gestão, como o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para a quinta posição, a primeira posição no nível nacional da saúde básica, o aumento no número de vagas em creches e a realização de grandes eventos culturais.
David Almeida também prometeu inaugurar novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos próximos 100 dias e outras até o fim do ano, e afirmou que a prefeitura vai atuar para que Manaus tenha uma mobilidade urbana mais regular, com próximas entregas de alargamentos de vias e viadutos.
Durante a cerimônia também foram empossados os 41 vereadores eleitos em 2024. Eles integram a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que vai decorrer de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Ainda nesta quarta-feira os vereadores devem decidir o novo presidente e a Mesa Diretora da CMM.