28.3 C
Manaus
InícioGeralDefesa Civil simula desbarrancamento para treinar técnicas de situações de desastre

Defesa Civil simula desbarrancamento para treinar técnicas de situações de desastre

Publicado em

Um simulado de desbarrancamento com múltiplas vítimas no Município de Tefé (distante 521 quilômetros de Manaus) garantiu a parte prática da “Capacitação dos Coordenadores Municipais do Médio Solimões”, realizada pela Defesa Civil do Amazonas e que encerra nesta quinta-feira (22/2). “A proposta é trabalhar nos gestores o compromisso de transformar as cidades em resilientes diante das situações emergenciais”, enfatizou o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Junior.

O simulado, que ocorreu nesta quarta-feira (21/2) na estrada do aeroporto da cidade chamou a atenção dos moradores de Tefé, que acompanharam todas as etapas do treinamento.

Na ação, há um deslizamento de terras e seis pessoas ficam soterradas. Os agentes montam imediatamente um Sistema de Comando de Operações (SCO), que funciona como um comitê de gerenciamento de crise, onde os principais órgãos envolvidos se reúnem para definir as estratégias e formas de atuação e resgate. Todas as vítimas foram resgatadas e encaminhadas ao hospital.

Nove municípios participaram da capacitação: Tefé, Coari, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Juruá.

Temas- Na parte teórica, o principal tema debatido com os participantes foi  “O que é uma cidade resiliente e os 10 passos para essa construção”. Esse termo é usado para aquelas cidades que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

A importância da implantação do número de emergência 199 da Defesa Civil Municipal (canal de comunicação direto com a população) também foi destacada durante o curso, assim como a implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) nas comunidades ribeirinhas, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2ID) e a elaboração de Planos de Contingência.

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...