De 12 a 26 de novembro, o diretor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), professor João Gustavo Kienen, participa da segunda etapa do Intercâmbio de Piano e Regência Brasil-Estados Unidos, na Eastern Kentucky University (EKU), em Richmond.
O projeto tem patrocínio da Embaixada dos EUA no Brasil, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e tem o objetivo de apresentar as culturas musical e pianística dos dois países ao público de cada universidade que recebe o evento. O primeiro ciclo de atividades aconteceu em Manaus, no mês de agosto, marcando o início da parceria de sucesso entre a Ufam e a EKU.
Durante o intercâmbio nos EUA, o professor João Gustavo participará de extensa programação acadêmica, que inclui masterclass, palestra, aulas individuais e coletivas, além de um recital inédito.
“Nas aulas para os alunos de graduação, vou abordar algumas obras do repertório de formação de pianistas, entre eles Bach, Chopin, Mussorgsky e Beethoven. Já a minha palestra e recital serão sobre música brasileira para piano, com foco no repertório amazônico de compositores como Lindalva Cruz, Arnaldo Rebello e Altino Pimenta”, explica Kienen.
Segundo o professor, o intercâmbio também fomentará o diálogo entre as instituições para o planejamento de parcerias futuras.
“Teremos conversas com a direção da School of Music da Eastern Kentucky University sobre planos e desdobramentos desta ação, entre eles um concurso de piano a ser realizado na Faartes com prêmio de uma bolsa de estudos na EKU; edição de partituras e gravação de obras de compositores amazonenses nos EUA; e participação de um professor da EKU na proposta de Mestrado em Artes da Ufam”, comenta.
Currículo
João Gustavo Kienen é diretor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas e professor de piano e mestrado na mesma faculdade. Doutor e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, onde pesquisou os Pianismos na Amazônia.
É graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina. Premiado no Premio Internacional Verdi (Itália), homenageado pela Associazione Carabinieri (Itália), CASACA (Roma-It), Comune di Sabáudia (Lazio-It.) e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música e Associação Brasileira de Educação Musical.
Já coordenou o Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e o Simpósio Internacional de Música na Amazônia. Atuou como jurado de diversos concursos e festivais.
Participou como músico convidado de várias produções, como as Comemorações do Sesquicentenário de Emancipação Política do Paraná, Paraná: Caminhos da História e da Arte, Circulando, Seminário Internacional Roger Casement, Orquestra de Câmara Araucária, solista da Orquestra Sinfônica da Ufam, Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso e Associação Folclórica Peixe Boi Anavilhanas.
Atualmente, desenvolve trabalho de pesquisa com publicações em importantes periódicos, atuando nas áreas de música na Amazônia, práticas interpretativas, música e sociedade e computação musical, além de manter expressiva produção artística e científica.
Repertório do recital
Lindalva Cruz – Oração da Selva (Valsa Amazônica)
Lindalva Cruz – Amanhecer na Floresta Amazônica
Lindalva Cruz – Passarada na Selva
Ernesto Nazareth – Topázio Líquido
Arnaldo Rebello – Lundú Amazonense
Arnaldo Rebello – Valsa Amazônica nº 1 (Evocação de Manaus)
Arnaldo Rebello – Valsa Amazônica nº 2 (Vitória Régia)
Arnaldo Rebello – Lundú do Titio Jóca (Motivo do folclore amazonense)
Altino Pimenta – Noturno do igarapé
Altino Pimenta – Suíte Amazônica nº 1
Lenda
Coral
Correnteza
Altino Pimenta – Festa do Divino