28.3 C
Manaus
InícioAmazonasDoação de terreno pelo Governo do Amazonas para construção de Estação de...

Doação de terreno pelo Governo do Amazonas para construção de Estação de Tratamento de Esgoto, é aprovada na Aleam

Publicado em

O Governo do Amazonas obteve autorização da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para doar um terreno localizado às margens do Igarapé do Quarenta, em área de abrangência do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O local está sendo doado à Prefeitura Municipal, para a construção, pela concessionária Águas de Manaus, de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a ser interligada à rede de coleta construída pelo programa. A aprovação dos deputados estaduais foi por unanimidade e, agora, vai para a sanção do governador Wilson Lima.

A doação do terreno é parte de um Termo de Cooperação Técnica para execução de obras de saneamento do Prosamin+, firmado entre a Unidade Gestora de Serviços Especiais (UGPE), órgão integrante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a concessionária Águas de Manaus e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Agemam). A UGPE é responsável pela execução do Prosamin+.

Segundo o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a doação do terreno, avaliado em R$ 6 milhões, é um avanço inédito na relação institucional e de investimento recíprocos entre Estado e Município. “A ETE vai complementar o sistema de esgotamento sanitário construído pelo Prosamin+ e beneficiará mais de 200 mil pessoas, contribuindo para que o Estado avance ainda mais na cobertura de saneamento básico na capital e a população seja beneficiada”, afirmou o secretário.

Conforme o Termo de Cooperação Técnica, assinado no último dia 16 de maio, a UGPE vai investir R$ 95 milhões nas obras de saneamento básico previstas no Prosamin+. Os recursos serão utilizados na construção de mais de 60 quilômetros de redes de coleta de esgoto, seis estações elevatórias, além de nove quilômetros de ligações domiciliares e intradomiciliares. A Prefeitura e a concessionária, por sua vez, ficam responsáveis pela construção da ETE e operação do sistema.

A área beneficiada pelo sistema de coleta e tratamento de esgoto será o no trecho entre a alça de retorno da Avenida Manaus 2000, no bairro Japiim, zona sul, até a Comunidade da Sharp, na zona leste.

Notícias recentes

Concessionária aposta em adrenalina para conquistar clientes em evento exclusivo

Em um mercado cada vez mais competitivo, as concessionárias têm buscado formas criativas e...

Universidade Nilton Lins abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2025/2

A Universidade Nilton Lins, referência em ensino superior no Amazonas, está com inscrições abertas...

Homem é preso por tentativa de feminicídio contra a companheira em Itapiranga

Policiais civis da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros...

Mudança climática na Amazônia é debatida em Congresso Internacional do TCE-AM e IRB

Os impactos das mudanças climáticas na Amazônia e suas consequências socioambientais foram tema central...

leia mais

Concessionária aposta em adrenalina para conquistar clientes em evento exclusivo

Em um mercado cada vez mais competitivo, as concessionárias têm buscado formas criativas e...

Universidade Nilton Lins abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2025/2

A Universidade Nilton Lins, referência em ensino superior no Amazonas, está com inscrições abertas...

Homem é preso por tentativa de feminicídio contra a companheira em Itapiranga

Policiais civis da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros...