28.3 C
Manaus
InícioPolíticaDr. George Lins destaca importância da cirurgia robótica no Amazonas

Dr. George Lins destaca importância da cirurgia robótica no Amazonas

Publicado em

Em discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) ressaltou a relevância do Projeto de Lei nº 942/2022, de autoria da deputada federal Carla Zambelli. O projeto, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe a criação do Programa de Qualificação Acadêmica em Cirurgia Robótica, com o objetivo de ampliar o acesso a essa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Pioneiro em cirurgia robótica no Amazonas e médico urologista, Dr. George destacou os benefícios dessa técnica avançada, que proporciona maior precisão, menos dor, recuperação mais rápida e menores riscos de complicações. Ele também alertou sobre as limitações de acesso no Brasil, especialmente para os pacientes que dependem exclusivamente do SUS.

“Dotar os profissionais de saúde com infraestrutura adequada para treinamento em cirurgia robótica é um passo essencial para democratizar o acesso a esse tipo de tratamento e fortalecer o SUS. No Amazonas, onde o acesso a centros avançados de saúde é limitado, isso poderia salvar vidas e melhorar significativamente a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o parlamentar.

Avanço tecnológico no SUS

  

Dr. George mencionou que a primeira plataforma de cirurgia robótica chegou ao Brasil em 2008, mas o Amazonas ainda não conta com essa tecnologia em nenhum hospital, seja público ou privado. No entanto, o deputado ressaltou que, na rede privada, o Hospital Samel, em Manaus, anunciou recentemente a aquisição do robô DaVinci, que passará a ser utilizado na realização das cirurgias a partir de 2025.

O parlamentar também destacou o potencial do Hospital Delphina Aziz, que já possui estrutura avançada e recebeu visitas técnicas da Strattner, representante da fabricante norte-americana Intuitive Surgical. “Espero que o Governo do Estado, em um futuro próximo, possa disponibilizar a plataforma robótica em um hospital como o Delphina Aziz, que já está preparado para recebê-la”, afirmou o deputado.

Plataformas robóticas na rede pública de saúde

O deputado Dr. George Lins destacou que apenas nove plataformas robóticas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, localizadas em estados como São Paulo e Rio Grande do Sul. Ele também mencionou que, no Pará, essa tecnologia já está presente na rede privada desde 2016, mas ainda não é uma realidade no sistema público de saúde na região Norte.

“É fundamental que os hospitais do SUS tenham acesso a essa tecnologia para beneficiar os usuários, especialmente aqui no Amazonas, onde nenhum hospital público dispõe de plataformas robóticas. Por que não ser o Amazonas o estado pioneiro na região Norte a disponibilizar essa tecnologia no SUS? Enquanto o Nordeste já conta com hospitais públicos equipados com robôs, o Norte ainda espera por esse avanço. Podemos ser os primeiros”, afirmou o parlamentar.

Com informações da assessoria

Notícias recentes

Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação...

STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26)...

TCE-AM intensifica apoio aos gestores na reta final para entrega da Prestação de Contas

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Prestação...

Drogaria é condenada a pagar R$12 mil à trabalhadora por assédio moral e abuso psicológico

A 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista do Tribunal Regional do Trabalho da...

leia mais

Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação...

STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26)...

TCE-AM intensifica apoio aos gestores na reta final para entrega da Prestação de Contas

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Prestação...