28.3 C
Manaus
InícioEducaçãoEducação Política de alfabetização já tem adesão de todos os estados e...

Educação Política de alfabetização já tem adesão de todos os estados e do DF

Publicado em

Após um mês do lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pelo governo federal, todos os estados e 83% dos municípios aderiram ao programa.Todas as capitais, exceto Boa Vista, já participam do programa. Nos municípios dos estados do Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Piauí e no Distrito Federal, a adesão é total. Em seguida estão Pernambuco, com 99%; Paraná, com 98%; e Mato Grosso, com 97% de adesão.

De acordo com Decreto 11.556/2023, a alfabetização na idade certa ocorre no fim do segundo ano do ensino fundamental.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada prevê políticas integradas divididas nos eixos estruturantes governança da política de alfabetização; formação de profissionais da educação; aprimoramento das práticas pedagógicas e de gestão escolar; melhoria e qualificação da infraestrutura física e insumos pedagógicos; sistemas de avaliação; e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.

O Ministério da Educação vai investir R$ 3 bilhões na nova política de alfabetização na idade certa, sendo que, este ano, o investimento será de R$ 1 bilhão e mais R$ 2 bilhões durante os próximos três anos. O objetivo é custear ações concretas dos estados e municípios para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país.

A vinculação ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada por municípios e estados é voluntária.

A adesão eletrônica deve ser realizada pelo titular da Secretaria de Educação do ente federativo ou de seu representante, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) com login (CPF) e senha ou acesso à conta do portal Gov.BR.

Responsabilidades

Após a adesão ao programa, cada estado, em colaboração com os municípios, deverá elaborar a política territorial capaz de atender as especificidades locais. À União, caberá apoiar técnica e financeiramente os entes federados, na medida das suas necessidades.

E é responsabilidade de cada ente federado promover a melhoria da qualidade do processo e dos resultados da alfabetização. Municípios e estados devem reduzir, em suas localidades, as desigualdades de aprendizagem entre estudantes.

O apoio da União será direcionado a partir da proporção de crianças não alfabetizadas; das características socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero; e da presença de crianças que compõem o público-alvo da educação.

Edição: Fernando Fraga

Notícias recentes

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Manaus com sessões sobre dignidade humana

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Manaus iniciou ontem (19.11), com uma...

Prefeito David Almeida recebe visita do primeiro-secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América

Após o sucesso da visita do presidente dos Estados Unidos da América (EUA) a...

TCE-AM sedia evento “Mulheres Guerreiras” em apoio à igualdade de gênero

O auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi palco, na tarde desta...

Transição energética e agenda bilateral são destaque no 2º dia do G20

O segundo e último dia da reunião de cúpula do G20, no Rio de...

leia mais

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Manaus com sessões sobre dignidade humana

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Manaus iniciou ontem (19.11), com uma...

Prefeito David Almeida recebe visita do primeiro-secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América

Após o sucesso da visita do presidente dos Estados Unidos da América (EUA) a...

TCE-AM sedia evento “Mulheres Guerreiras” em apoio à igualdade de gênero

O auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi palco, na tarde desta...