De acordo com o levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 4 e 8 de maio e divulgado nesta quarta-feira, 10, o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) lidera a corrida pela reeleição e tem como principal adversário o atual deputado federal, Amom Mandel (Cidadania).
Segundos dados da pesquisa, no principal cenário, Almeida tem 32,0% das intenções de voto contra 21,3% de Mandel e 14,2% de Coronel Menezes (PL) – considerando a margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, Mandel e Menezes estão empatados.
Em 2022, Amom teve apenas um segundo de tempo na TV e se tornou, aos 21 anos e idade, o deputado federal com a maior votação proporcional do país ao receber 288.555 votos, o que corresponde a 14,5% do total de votos válidos do Amazonas.
Já o atual prefeito é um político mais experiente. Deputado estadual entre 2007 e 2018 e com passagens por cinco partidos, conseguiu uma virada na eleição para a prefeitura de Manaus em 2020, ao bater
Ainda de acordo com a pesquisa, aparecem na disputa para a prefeitura o ex-deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 7,5% das intenções de voto; o ex-deputado federal José Ricardo (PT), com 6,1%; a defensora pública Carol Braz (PDT), com 3,4%; e o deputado estadual Roberto Cidade (União), com 3,0%.
Entre os entrevistados, 8,2% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 4,5% não souberam ou não responderam. A pesquisa ouviu 710 eleitores na cidade de Manaus.
*Com informações da VEJA Brasil