Nesta terça-feira (12), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. No encontro, Lula anunciou a liberação de R$ 495 milhões para a prefeitura. O recurso é para obras de mobilidade urbana.
“Em nome da cidade de Manaus e, acima de tudo, em nome do compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos, gostaria de expressar minha mais profunda gratidão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela liberação de R$ 495 milhões […] para investimentos em mobilidade urbana”, escreveu o prefeito no Instagram.
David Almeida disse que é importante o valor, “pois sabemos que a mobilidade urbana é um dos maiores desafios que grandes cidades como Manaus enfrentam”. “A destinação de recursos tão significativos para a cidade representa não apenas um passo importante para a melhoria dos sistemas de transporte, mas também um marco no compromisso do Governo Federal com as necessidades locais e regionais”, disse.
Almeida disse que apresentou ao presidente Lula 12 projetos para a área de mobilidade urbana em Manaus, com quatro sendo selecionados para recebimento de aporte financeiro do governo federal, com estimativa de serem iniciados a partir do segundo semestre de 2025.
Os projetos selecionados são para as obras de interligação da Avenida Max Teixeira com a Avenida do Futuro, entre os bairros Colônia Santo Antônio e Redenção; interligação da Avenida Maneca Marques com a Ephigênio Salles, no bairro Parque 10 de Novembro; melhoria do tráfego no viaduto entre as avenidas Constantino Nery e Darcy Vargas, no bairro Chapada; e obra do complexo viário da Arena da Amazônia, que dará maior fluidez no trânsito no trajeto entre o Terminal 1 até a barreira de fiscalização federal.
David Almeida disse que Lula também apoiou projeto de moradia para aproximadamente 4 mil famílias da Comunidade Coliseu, na zona leste de Manaus. As famílias receberão título definitivo das terras após a área ser repassada pela União para o município.
São Gabriel da Cachoeira
O encontro em Brasília teve a presença dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Conforme detalhou o Aziz, também foram discutidos o reasfaltamento de trecho da BR-319 e abastecimento de água no município de São Gabriel da Cachoeira.
“O presidente quer fazer uma visita no início do ano que vem para acompanhar de perto a situação da cidade. Nós temos um problema crônico, que é a falta de água potável, e o presidente se comprometeu a resolver isso definitivamente”, disse o senador.
Omar Aziz mencionou a situação do hospital do mesmo município, atualmente administrado pelo Exército Brasileiro. O hospital enfrenta dificuldades estruturais, principalmente no centro cirúrgico e na maternidade, que precisam de reformas urgentes.
A exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas também foi discutida durante o encontro. Aziz alertou sobre a competição com a Guiana Francesa, que atualmente absorve petróleo proveniente de campos na mesma área. “Estamos perdendo muito petróleo para a Guiana Francesa, que está explorando esse campo. Se não agirmos, eles continuarão explorando o que é nosso”, alertou o senador.
Na reunião, o presidente Lula confirmou que os estudos para licenciamento da área estão em andamento e que o Governo Federal deve liberar as permissões necessárias para a exploração e pesquisa na Faixa 14, uma zona estratégica para a exploração de petróleo.
Com informações do Amazonas Atual