28.3 C
Manaus
InícioGeralEmpresas e bancos têm até sexta para enviar comprovantes para o IR

Empresas e bancos têm até sexta para enviar comprovantes para o IR

Publicado em

As empresas e as instituções financeiras têm até o fim desta semana para mandarem aos contribuintes os dados para o Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF). Acaba na sexta-feira (28) o prazo de envio do informes de rendimentos relativos ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do IRPF, cuja entrega está prevista para começar em 17 de março.

Em relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar os dados por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site ou no aplicativo SouGov.br.

Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu os dados errados ou sonegou imposto. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Novo prazo

Desde 2023, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda mudou. O documento poderá ser enviado de 15 de março a 31 de maio, ou nos dias úteis mais próximos a essas datas. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Atraso e erros 

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou divergência de dados, é necessário pedir um novo documento corrigido.

Se não receber os dados corretos antes do fim de maio, dia final de entrega da declaração, o contribuinte não precisa perder o prazo e ser multado. É possível enviar uma versão preliminar da declaração e depois fazer uma declaração retificadora.

Com informações e foto de Agência Brasil.

Notícias recentes

Papa Francisco tem dois episódios de insuficiência respiratória aguda

O papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda nesta segunda-feira (3). De acordo com...

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (3), por unanimidade, homologar o plano...

Reino Unido da Liberdade é a campeã do Carnaval de Manaus de 2025

Na tarde desta segunda-feira (3), a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade foi...

Governo autoriza pagamento de progressões e promoções para mais de 5 mil profissionais da área da Saúde

O governador Wilson Lima autorizou o pagamento das progressões horizontais e promoções verticais de...

leia mais

Papa Francisco tem dois episódios de insuficiência respiratória aguda

O papa Francisco teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda nesta segunda-feira (3). De acordo com...

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (3), por unanimidade, homologar o plano...

Reino Unido da Liberdade é a campeã do Carnaval de Manaus de 2025

Na tarde desta segunda-feira (3), a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade foi...