Neste mês de agosto, os apaixonados por MPB têm encontro marcado no Centro de Manaus. A partir desta sexta-feira (07/08), o Encruzilhada Bar, localizado na rua Barroso, 293, apresenta diversos especiais em homenagem às grandes musas da música popular brasileira: Alcione, Maria Bethânia e Elis Regina. Buscando enaltecer também grandes vozes da cena artística manauara, as interpretações ficam por conta de Celestina Maria, Lili Andrade e Simone Ávila.
Idealizados pela Casa Cultural Ayédùn, os especiais buscam enaltecer as mulheres da MPB, unindo clássicos sucessos nacionais às vozes marcantes de grandes artistas de Manaus. De acordo com a produtora cultural Ayédùn, para além de manter vivas obras tão importantes, os especiais permitem que o público tenha acesso a novas formas e versões daquela mesma arte, criando uma conexão entre fãs e apreciadores que nunca tiveram a oportunidade de ver um show de seus artistas favoritos ao vivo.
“Ainda que os artistas trabalhem suas autorias, é lindo quando percebemos que algo só se torna eterno quando cantado ao longo do tempo por diferentes pessoas. Adoro a obra de Elis Regina, mas adoro ainda mais na voz de Simone Ávila. Acho que mistura tudo: o gostar de Elis com o admirar alguém tão feliz de estar nos palcos, onde pertence, como Simone. Criar os especiais foi uma forma de reapresentar essas mulheres tão queridas e talentosas cantoras da noite manauara”, explicou a presidenta da Casa Cultural Ayédùn.
Programação
Interpretando as canções mais marcantes de Alcione, nesta sexta-feira (07/08), a partir das 21h, Celestina Maria será a responsável por comandar a noite. Com mais de sete décadas de carreira, a cantora tem em sua trajetória musical seis CDs, sendo cinco de composições próprias e um de regravações de outros compositores. Apesar da forte relação com o samba, Celestina canta bolero, MPB, carimbó e outros ritmos.
No dia 21/08, às 21h, Lili Andrade, uma das vozes pioneiras na interpretação de toadas em Manaus e com mais de seis décadas dedicadas à música amazonense, canta os clássicos de Maria Bethânia. Fechando o mês, no dia 29/08, às 22h, Simone Ávila, que começou a se apresentar aos 14 anos de idade e acumula experiências no palco desde então, interpreta as canções de Elis Regina.
Roda de MPB Pais e Filhos
Ainda neste mês de agosto, o Encruzilhada Bar apresenta edição especial da Roda de MPB em homenagem ao Dia dos Pais. A Roda de MPB Pais e Filhos ocorre no dia 14/08, às 22h. O especial busca fazer um tributo aos artistas e seus filhos artistas, entre eles João Nogueira e Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Mart’nália, Gonzagão e Gonzaguinha.
A Roda de MPB, idealizada pela Casa Cultural Ayédùn, nasce com o propósito de proporcionar um espaço de encontro entre artistas, público e repertórios que marcaram diferentes gerações da música popular brasileira. A base artística do projeto é formada por Simone Ávila, Nelly Miranda, Cleber Cruz e Uma Póvoas.
Ingressos
Para garantir maior comodidade, o público pode realizar compra antecipada de ingressos e fazer reserva de mesas por meio de mensagem direta no Instagram @barencruzilhada.





