28.3 C
Manaus
InícioEducaçãoEnsino a Distância: cursos de Saúde mais acessados abordam toxoplasmose, combate a...

Ensino a Distância: cursos de Saúde mais acessados abordam toxoplasmose, combate a endemias e ações integradas

Publicado em

A plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), oferece diversos cursos na área de Vigilância em Saúde. No primeiro trimestre deste ano, cursos voltados para toxoplasmose, combate a endemias e ações entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde foram os mais acessados.

Entre as capacitações mais acessadas, no primeiro trimestre de 2023, estão: Curso Fluxo de Atendimento, Notificação e Acompanhamento de Gestante Suspeita ou Confirmada para Toxoplasmose, Curso Introdutório para Agente de Combate às Endemias (ACE) e o Curso de Integração das Ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

O ambiente virtual, administrado pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da FVS-RCP, conta com mais de 20 cursos que visam a atualização dos profissionais de saúde das prefeituras municipais e servidores estaduais. Os cursos também são disponibilizados para a população em geral.

O subgerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FVS-RCP, David Oliveira, destaca que a procura pelos cursos demonstra a importância da capacitação para a realização dos atendimentos nas unidades de saúde.

“Os cursos oferecem o aprofundamento nos temas de Vigilância em Saúde e possibilita o desenvolvimento de habilidades para a realização do atendimento à população”, pontua David.

David também comenta que os cursos permitem que os profissionais e estudantes possam estudar no seu próprio ritmo e horário. “Esta é uma vantagem que a plataforma oferece para aqueles que têm uma rotina agitada durante a semana”, destaca David.

EaD

 

O Centro de Educação à Distância (CEAD) da FVS-RCP atua desde novembro de 2018. Nesse período de tempo, já cadastrou mais de 8 mil alunos na plataforma. Atualmente, a plataforma conta com 20 cursos em diversas áreas da Vigilância em Saúde disponíveis de forma gratuita para a sociedade.

Para a realização dos cursos, é necessário efetuar cadastro no ambiente virtual do CEAD, no endereço http://cead.fvs.am.gov.br:84/ utilizando um e-mail válido. Após a inscrição, o candidato irá receber uma mensagem de confirmação de sua inscrição.

Confira os cursos mais acessados da plataforma:

Toxoplasmose

O curso Fluxo de Atendimento, Notificação e Acompanhamento de Gestante Suspeita ou Confirmada para Toxoplasmose visa habilitar o profissional de saúde no monitoramento, identificação, notificação e encaminhamento para atendimento, caso confirmado, dos casos de toxoplasmose.

Combate a endemias

O curso Introdutório para Agente de Combate às Endemias (ACE) aborda conteúdos básicos do cotidiano de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) em suas ações nas equipes de saúde e outros temas como: noções de malária, biologia dos vetores das arboviroses, noções de Vigilância Entomológica e a integração das ações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Atenção básica e Vigilância em Saúde

O curso de Integração das Ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde tem a finalidade de promover e fortalecer a integração da Atenção Básica e a Vigilância em Saúde, propiciando a integralidade do direito à saúde da população e melhoria contínua dos processos de gestão do trabalho.

Notícias recentes

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

No ano de 2023, aviolência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos...

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

A seleção brasileira de beach soccer fez história neste domingo (11), pois derrotou a...

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (9) maioria de...

leia mais

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

No ano de 2023, aviolência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos...

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

A seleção brasileira de beach soccer fez história neste domingo (11), pois derrotou a...