28.3 C
Manaus
InícioCultura e EntretenimentoExposição ‘Roger Casement: Amazônia em Foco’ abre nesta terça-feira no Museu da...

Exposição ‘Roger Casement: Amazônia em Foco’ abre nesta terça-feira no Museu da Cidade de Manaus

Publicado em

Nesta terça-feira (03) acontece a abertura oficial da exposição “Roger Casement: Amazônia em Foco”, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), no centro histórico. O evento de lançamento acontece a partir das 18h30, com entrada franca, e é promovido pela embaixada da Irlanda, com apoio da prefeitura de Manaus.

A mostra apresenta a trajetória, o trabalho e o legado do irlandês Roger Casement, diplomata, ativista dos direitos humanos e uma das figuras mais relevantes na denúncia das violações cometidas contra povos indígenas durante o ciclo da borracha na Amazônia. Nascido em 1864, Casement chegou ao Brasil em 1906, atuando inicialmente em Belém (PA) e, posteriormente, como cônsul-geral no Rio de Janeiro (RJ), representando o então consulado da Grã-Bretanha e Irlanda.

Durante suas extensas viagens pela região amazônica, Roger Casement registrou com rigor suas experiências por meio de diários e fotografias, documentando abusos praticados por agentes da indústria da borracha contra populações indígenas. Esses registros tornaram-se fundamentais para expor as violações de direitos humanos à comunidade internacional, consolidando seu papel histórico na defesa da dignidade humana.

Para o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, a exposição reforça o compromisso de Manaus com a memória, a cultura e o diálogo internacional. “Receber uma exposição como essa no Museu da Cidade de Manaus é reafirmar o papel da cultura como instrumento de reflexão, preservação histórica e valorização da Amazônia. Roger Casement teve um olhar sensível e corajoso sobre a nossa região, e essa mostra permite que o público conheça esse legado a partir de uma perspectiva crítica e necessária”, destacou.

A curadoria da exposição é assinada por Angus Mitchell, Laura Izarra e Mariana Bolfarine, com direção de arte e design gráfico de Alex Navar, que imprime ao conteúdo uma abordagem vibrante, sensível e contemporânea, conectando passado e presente por meio de recursos visuais e narrativos.

A embaixada da Irlanda convida o público manauara e visitantes a prestigiar a abertura da exposição nesta terça-feira, às 18h30, no Museu da Cidade de Manaus, no paço da Liberdade, no Centro. A mostra permanecerá aberta ao público pelos próximos meses e, futuramente, também estará disponível em formato virtual.

Mais informações podem ser acessadas em: https://www.ireland.ie/en/brazil/

Notícias recentes

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso participa de evento sobre reconstrução de ponte Brasil e Bolívia em Brasilía

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tesoureiro-geral da União...

leia mais

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...