28.3 C
Manaus
InícioEsportesFederações de jiu-jitsu, judô e luta livre do AM assinam Código de...

Federações de jiu-jitsu, judô e luta livre do AM assinam Código de Conduta produzido dentro do projeto Jovens Embaixadores

Publicado em

Federações de jiu-jitsu, judô e luta livre do Amazonas já assinaram o Código de Conduta para Professores de Academia: Prevenção de Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, uma iniciativa levantada pelo delegado adjunto da Polícia Civil Guilherme Torres, que é um dos professores e faixa preta da Academia Jovens Embaixadores.

Lançada oficialmente em parceria com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), no último dia 13, o código vem sendo aderido pelas federações desportivas da capital, ampliando o alcance da campanha para que professores possam colocar em prática a causa, comprometidos com a defesa de jovens atletas. “Neste manual existem várias condutas, comportamentos proibidos e inadequados, além de princípios pelos quais os professores e profissionais devem se nortear em relação ao trabalho com crianças e adolescentes na prática do jiu-jitsu”, explicou Torres.

Nesta segunda-feira (27), o delegado participou da cerimônia de entrega do título “Melhor do Ano 2024”, realizada pela Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM), presidida por Elvys Damasceno, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). A FJJAM foi uma das primeiras academias a assinar o código.

“O Código de Conduta é de fundamental importância para o esporte amazonense, para proteção das crianças e jovens não só no âmbito esportivo, mas visando o esclarecimento e acesso às campanhas que contribuem de forma significativa para combater a violência sexual. E principalmente nas academias, que devem ser um lugar seguro, realmente. A federação adotou o código como item obrigatório no ato da filiação de todas as academias do Amazonas. E agradecemos ao delegado Guilherme Torres, à Juliana Tuma (Depca) e à toda equipe da Polícia Civil”.

O documento, que estabelece padrões éticos e comportamentais para professores de jiu-jitsu, já está disponível para download no site https://www.policiacivil.am.gov.br/. Segundo Torres, a iniciativa busca garantir um ambiente seguro, respeitoso e livre de violência sexual, com foco especial na proteção de crianças e adolescentes.

“Os professores interessados podem acessar o site, baixar o manual de conduta ética e firmar um compromisso com comportamentos adequados. O documento destaca práticas proibidas e estabelece um compromisso ético com os alunos e seus responsáveis”, explicou.

Conteúdo do Código de Conduta

O documento detalha regras gerais e específicas para aulas infantis, incluindo: Comportamentos proibidos; Procedimentos em casos de suspeita ou denúncia; e Diretrizes para treinamentos e conscientização dos professores. Além disso, os professores assinam um termo de compromisso, reforçando a responsabilidade de preservar a integridade física e emocional dos alunos, fortalecendo a confiança com os responsáveis.

Princípios Fundamentais

O manual de conduta apresenta três pilares principais:
1. Respeito e dignidade: Todos os alunos devem ser tratados com respeito, independentemente de idade, gênero, etnia ou condição social;
2. Proteção prioritária: A segurança física, emocional e psicológica dos alunos é a prioridade máxima;
3. Transparência e ética: Todas as interações devem ser baseadas em valores éticos e transparência.

Jovens Embaixadores

O manual foi produzido a partir da vivência com o projeto“Jovens Embaixadores”, que  reúne mais de 150 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos. Com aulas gratuitas de jiu-jitsu, MMA e treino funcional para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, o projeto terminou o ano de 2024 entre as 5 melhores academias de jiu-jitsu de Manaus, dentro do ranking da Federação Amazonense Profissional (FAJJPRO).

O projeto reúne diversos voluntários como fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física. Além disso, a iniciativa dispõe de cinco professores voluntários que são faixa preta em jiu-jitsu.

No início de 2025, a Jovens Embaixadores deve inaugurar sua academia de musculação. O novo espaço será fundamental para elevar a performance dos alunos que visam competir oficialmente. Outro plano é abrir uma filial em Boston, nos Estados Unidos, sob direção de um professor multicampeão.

As turmas são divididas em kids, juvenil, adulto e treino de competição, funcionando de 17h às 20h, todos os dias da semana. Aos sábados, os treinos funcionais acontecem de 9h às 11h. Atualmente, há vagas abertas para crianças de 9 a 12 anos. A inscrição é gratuita e requer apenas o comparecimento dos responsáveis, identidade, comprovante de residência e boletim escolar. O Centro de Treinamento (CT) está localizado na rua Aderson de Menezes, nº 8, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.

Apoio e voluntariado

O projeto tem uma campanha permanente de arrecadação de recursos e doações de materiais como tatame, kits de quimono e alimentos. Já o apoio financeiro pode ser feito para a chave projetojovensembaixadores@gmail.com (Instituto Desembargador Cândido Honório – Idesch, banco PagSeguro). Para mais informações sobre voluntariado, envie uma mensagem para o WhatsApp, (92) 99396-7668.

 

Com informações da assessoria

Notícias recentes

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

No ano de 2023, aviolência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos...

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

A seleção brasileira de beach soccer fez história neste domingo (11), pois derrotou a...

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (9) maioria de...

leia mais

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

No ano de 2023, aviolência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos...

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

A seleção brasileira de beach soccer fez história neste domingo (11), pois derrotou a...