28.3 C
Manaus
InícioEconomiaFGV: Brasil tem menor nível de incerteza econômica desde 2017

FGV: Brasil tem menor nível de incerteza econômica desde 2017

Publicado em

O nível de incerteza da economia do país é o menor desde novembro de 2017. É o que aponta o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), divulgado nesta segunda-feira (31), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

O IIE-Br caiu 4,12 pontos em julho, atingindo 103,5 pontos. Em novembro de 2017, o índice estava em 103,21. Nos últimos quatro meses, o indicador acumula recuo de 13,2 pontos.

Esse indicador é uma média ponderada de dois componentes: o IIE-Br Mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nos principais jornais do país; e o IIE-Br Expectativa, obtido a partir de previsões do mercado financeiro para a taxa de câmbio, juros e inflação.

Expectativas

“Enquanto nos três meses anteriores a queda do IIE-Br havia sido determinada exclusivamente pelo componente de mídia, em julho o resultado é influenciado também pelo componente de expectativas. Com a desaceleração da inflação ficando mais clara, observa-se redução da heterogeneidade nas previsões de 12 meses tanto para o IPCA [considerado a inflação oficial do país] quanto para a [taxa] Selic”, explica Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

Em julho, o componente de Mídia caiu 2,6 pontos, menor nível desde fevereiro de 2015. Já o componente de Expectativas recuou 8,2 pontos.

Para a pesquisadora, a queda do IIE-Br nos últimos meses tem relação com a melhoria das perspectivas para o cenário macroeconômico do país, com redução também das incertezas fiscais e políticas.

“A continuidade desse quadro dependerá tanto da recuperação da atividade econômica quanto da manutenção de uma relação colaborativa e sinérgica entre as esferas do governo”, conclui.

Boletim Focus 

O termômetro usado pelo IIE-Br para medir a expectativa do mercado é o Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central. A edição desta segunda-feira traz expectativa de queda da inflação e da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.

Edição: Kleber Sampaio

Notícias recentes

Copa 2026: Brasil derrota o Japão por 2 a 1 e vai às oitavas de final

O sonho do hexa segue vivo para o Brasil na Copa do Mundo de...

Mais de 11 kg de cocaína são apreendidos em embarcação no interior do Amazonas

Mais de 11 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pelas Forças de...

Manaus terá 17 novos radares de fiscalização eletrônica a partir de 13 de julho

A partir do dia 13 de julho, Manaus contará com 17 novos equipamentos de...

Terremotos na Venezuela colapsaram 774 edifícios em todo o país

O duplo terremoto que atingiu a Venezuela na última semana colapsou 774 edifícios em diversas partes do...

leia mais

Copa 2026: Brasil derrota o Japão por 2 a 1 e vai às oitavas de final

O sonho do hexa segue vivo para o Brasil na Copa do Mundo de...

Mais de 11 kg de cocaína são apreendidos em embarcação no interior do Amazonas

Mais de 11 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pelas Forças de...

Manaus terá 17 novos radares de fiscalização eletrônica a partir de 13 de julho

A partir do dia 13 de julho, Manaus contará com 17 novos equipamentos de...