28.3 C
Manaus
InícioSaúdeGovernador Wilson Lima destaca ampliação de assistência com ações do Saúde Presente...

Governador Wilson Lima destaca ampliação de assistência com ações do Saúde Presente e Carreta da Saúde

Publicado em

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta terça-feira (22/10), os serviços ofertados pela Carreta da Saúde no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, destacando a importância da ação para ampliar a assistência dentro dos bairros. Em nove meses, as estruturas itinerantes realizaram mais de 33 mil atendimentos na capital e em municípios do interior, aproximando o acesso a exames de saúde para a população.

“O nosso objetivo é fazer com que esses serviços possam ser acessíveis naquelas áreas onde as pessoas enfrentam uma maior dificuldade. Nesse mês de outubro nós estamos dando prioridade aos exames de mamografia e praticamente zeramos a fila de atendimento. Hoje, quando se entra na regulação ou faz um pedido desse exame, o paciente não espera mais de 24 horas para ter o resultado”, afirmou o governador Wilson Lima.

FOTO: Alex Pazuello e Diego Peres/ Secom

Na capital, duas carretas estão em funcionamento na zona norte. Uma delas está instalada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, na Comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova. A segunda foi fixada no estacionamento da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, no bairro Cidade Nova, juntamente com o Tomógrafo Móvel.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), as duas carretas disponibilizarão 4.590 exames de imagens entre mamografia, ultrassonografia e tomografia. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, até o dia 8 de novembro.

“A carreta da saúde é uma ação que proporciona chegar mais perto de onde o cidadão mora. Ela é móvel, então as áreas onde a gente detecta que precisa ter maior acesso à saúde, a carreta está lá”, reforçou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.

As carretas oferecem os exames de ultrassonografia de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica. Já o tomógrafo disponibiliza os exames de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.

A confeiteira Cláudia Bastos, de 48 anos, aproveitou a ação na Comunidade Jesus Me Deu para fazer exames de ultrassonografia na Carreta da Saúde. Ela já utilizou o serviço em outras oportunidades e considera o procedimento de extrema importância dentro dos bairros.

“A minha experiência com a carreta é ótima. Todas as vezes que eu venho, eu consigo um bom atendimento. O governo está de parabéns. Para mim realmente tem sido de grande eficácia”, disse Cláudia.

Saúde Presente

Durante a visita, o governador Wilson Lima também apresentou um balanço das ações realizadas no mutirão Saúde Presente. A primeira edição da caravana realizou, do dia 8 a 18 de outubro, mais de 18 mil atendimentos no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

No local, três unidades móveis, sendo duas carretas e o ônibus da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), disponibilizaram mamografia, ultrassonografia e tomografia, além de exames laboratoriais, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, consultas médicas, entre outros serviços.

Com informações da Secom

Notícias recentes

Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação...

STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26)...

TCE-AM intensifica apoio aos gestores na reta final para entrega da Prestação de Contas

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Prestação...

Drogaria é condenada a pagar R$12 mil à trabalhadora por assédio moral e abuso psicológico

A 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista do Tribunal Regional do Trabalho da...

leia mais

Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação...

STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26)...

TCE-AM intensifica apoio aos gestores na reta final para entrega da Prestação de Contas

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Prestação...