28.3 C
Manaus
InícioCultura e EntretenimentoGoverno do AM apoia estudo que identifica efeitos cicatrizante e antioxidante em...

Governo do AM apoia estudo que identifica efeitos cicatrizante e antioxidante em extrato combinado de guaraná com açaí

Publicado em

O extrato combinado do pó do guaraná (Paullinia Cupana) com a semente do açaí (Euterpe Olereacea) possui grande efeito cicatrizante, com potencial aplicação no tratamento de feridas crônicas e da fibrose (formação de tecido conjuntivo em determinado órgão ou tecido) e cicatrizes patológicas (hipertróficas), é o que aponta estudo fomentado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A coordenadora da pesquisa, Ednea Aguiar Maia Ribeiro, da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), revela que o extrato favorece a cicatrização de feridas, podendo ser utilizado para a área estética, visto que aumentou a atividade do fibroblasto, que são células com função fundamental de produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pelo fortalecimento e consequente melhoria do aspecto da pele.

“O formulado aumentou a viabilidade das células da pele, e a proliferação destas células, fazendo com que houvesse maior regeneração e cicatrização”, completou.

Outra função do extrato guaraná-açaí é o antioxidante, com a capacidade de combater os radicais livres, que são moléculas formadas em maior quantidade quando ocorre má alimentação, sedentarismo, estresse ou sono desregulado.

A pesquisadora revela ainda que, caso seja desenvolvido um formulado comercial, este pode contribuir com os produtores, uma vez que o caroço que seria descartado, passa a ter valor econômico agregado, fortalecendo as cadeias produtivas e auxiliando na manutenção destas pessoas na zona rural.

Ednea Ribeiro complementou que os resultados mostram os efeitos pró-cicatriciais e regenerativos, além do antioxidante e pró-colágeno, indicando a possibilidade de desenvolvimento de diversos produtos, tanto para tratamento de feridas, quanto para a linha cosmética. Caso isso ocorra, é necessária a produção de mais estudos sobre o extrato.

Apoio da Fapeam

O estudo intitulado “Desenvolvimento biotecnológico de um formulado à base dos resíduos do pó de guaraná e semente de açaí na reversão do envelhecimento de células da pele” foi desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas.

“Sem o apoio da Fapeam, o projeto não teria sido realizado, uma vez que o financiamento permitiu a compra das linhagens celulares e a realização dos testes”, disse Ednea Ribeiro.

O programa visa financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representam contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas.

Notícias recentes

MEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente

O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita de estudos de inglês...

Motociclista morre após ser atropelada por ônibus na avenida Cosme Ferreira, em Manaus

Uma motociclista identificada como Aldenora Ribeiro Maia, de 24 anos, morreu na manhã desta...

Festa junina: ‘Arraiá’ da Nilton Lins tem 3 noites gratuitas de cultura, quadrilhas e toadas em Manaus

Um dos mais tradicionais eventos da temporada junina em Manaus está confirmado e começa...

Sine Amazonas divulga 180 vagas de emprego para esta segunda-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do...

leia mais

MEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente

O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita de estudos de inglês...

Motociclista morre após ser atropelada por ônibus na avenida Cosme Ferreira, em Manaus

Uma motociclista identificada como Aldenora Ribeiro Maia, de 24 anos, morreu na manhã desta...

Festa junina: ‘Arraiá’ da Nilton Lins tem 3 noites gratuitas de cultura, quadrilhas e toadas em Manaus

Um dos mais tradicionais eventos da temporada junina em Manaus está confirmado e começa...