Manaus –O Governo do Amazonas emitiu nota de pesar neste domingo (29), pelo acidente aéreo que matou 12 pessoas em Rio Branco no Acre. De acordo com o governo do Estado vizinho, estavam na aeronave nove adultos, um bebê e dois tripulantes.
Dez amazonenses estavam na aeronave sendo seis do município de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus), e quatro da cidade de Envira (1.160 quilômetros a sudoeste de Manaus).
O Governo do Amazonas afirmou em nota que está à disposição das autoridades do Estado vizinho para ajudar no que for necessário.
Confira a nota
O Governo do Amazonas lamenta, com profundo pesar, o falecimento de 12 pessoas em decorrência do acidente aéreo ocorrido neste domingo (29), em Rio Branco, no Acre, e manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos das vítimas.
De acordo com as informações repassadas pelas autoridades acreanas, que estão atuando no acidente, com investigação das causas e resgate das vítimas, a aeronave tinha como destino o estado do Amazonas e caiu próximo ao aeroporto de Rio Branco pouco depois da decolagem.
O Governo do Amazonas ressalta que está à disposição das autoridades do estado vizinho para ajudar no que for necessário.
Sobre o acidente
A aeronave, modelo Caravan, é de propriedade da empresa ART Taxi Aéreo e fazia um voo particular para Envira (1.160 quilômetros a sudoeste de Manaus). Segundo a Anac, o avião estava em situação regular.
Logo após a queda do avião, viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para realizar o resgate, mas os corpos das vítimas foram encontrados carbonizados.
“O que se sabe até o momento é que as vítimas morreram carbonizadas e as causas do acidente serão investigadas pelas agências competentes”, disse o Palácio Rio Branco.
Os corpos das vítimas começaram a chegar no Instituto Médico Legal na tarde deste domingo por volta de 13h30.
Em nota, o governo do Acre manifestou solidariedade aos familiares das vítimas.
“O governo do estado do Acre manifesta solidariedade às famílias dos passageiros, do piloto e do copiloto que estavam a bordo da aeronave, e comunica que manterá toda a sua estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e evitar novos desastres em decorrência das chamas que se alastraram rapidamente após o acidente”, diz o comunicado.
O município de Envira decretou luto oficial de três dias após a tragédia. O decreto de foi assinado no início da tarde deste domingo (29). Segundo o documento, o expedinte na cidade está suspendo nesta segunda-feira (30).
O acidente será investigado pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Manaus.
Vítimas identificadas:
Alexander Bezerra
Francisco Eulomar
Ana Paula Melo
Raimundo Nonato Melo
José Maria Epitácio
Antonio Cleudo Mattos
Antonia Elizangela
Edineia de Lima
Jamilo Maciel
Clara Maria Monteiro (bebê)
Piloto: Claudio Atílio
Copiloto: Cleiton