28.3 C
Manaus
InícioGeralGoverno do Amazonas desarticula invasão nas proximidades da reserva Adolpho Ducke

Governo do Amazonas desarticula invasão nas proximidades da reserva Adolpho Ducke

Publicado em

 
 
Uma invasão foi desarticulada pelos fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) numa área nas proximidades da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em uma comunidade chamada de Itaporanga, zona norte de Manaus. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira (31/01), contou com o apoio do Batalhão Ambiental (Polícia Militar) e da Delegacia de Meio Ambiente (Dema – Polícia Civil), comandada pela delegada Carla Biaggi.
 
Durante a ação, os fiscais do Ipaam identificaram a devastação do terreno, que já estava com lotes demarcados para futuras moradias. “No total, contabilizamos 107 lotes. Além da retirada de madeiras para construção de barracos, foi constatada a prática de caça de animais silvestres dentro da reserva”, informou o presidente do Ipaam, Juliano Valente.
 
No local, foram apreendidos terçados, facões, e os primeiros barracos foram desmontados. “Retiramos os invasores que estavam no local e identificamos os líderes, que foram convocados a prestar esclarecimentos na Delegacia de Meio Ambiente”, disse o titular do Ipaam.
 
Monitoramento – Juliano Valente informou ainda que o Órgão fará monitoramento da área, nos próximos dias, através de drones. “Estamos investindo para combater essa prática criminosa em nosso Estado. Com esse monitoramento, estaremos acompanhando em tempo real a movimentação dos invasores, além de identificá-los”. 
 
Zona leste – No início da semana, fiscais do Ipaam flagraram um terreno de mais mil metros quadrados sendo desmatado no Loteamento Águas Claras, localizado no bairro Novo Aleixo, zona leste de Manaus. O flagrante ocorreu após denúncias de moradores que residem nas proximidades do terreno. 
 
No local foram encontrados alguns materiais de construção como areia, seixo e bases cimentadas, o que tudo indica que os responsáveis pelo desmatamento já tinham iniciado uma espécie de construção.
 
Denúncia – Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através do Disque-Denúncia do Ipaam: 2123-6715 e 2123-6729.
 

Notícias recentes

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...

Capitão Alberto Neto visita trecho da Transamazônica em Lábrea e defende investimentos em infraestrutura

O candidato ao Senado Capitão Alberto Neto (PL-AM) visitou, nesta segunda-feira (31), um trecho...

leia mais

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...