28.3 C
Manaus
InícioGeral​Governo do Amazonas inaugura primeiro Centro Multifuncional "Casa do Produtor" do Amazonas,...

​Governo do Amazonas inaugura primeiro Centro Multifuncional “Casa do Produtor” do Amazonas, em Parintins

Publicado em

 

 

O Governo do Amazonas inaugura, nesta sexta-feira (29/06), às 9h, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o primeiro Centro Multifuncional “Casa do Produtor” do Amazonas, na rua Itacoatiara, bairro Centro. Com o novo espaço, o Governo do Estado inicia o processo de descentralização da gestão ambiental de regularização de atividades produtivas e fundiárias, junto aos municípios amazonenses.

 

O Centro Multifuncional é o primeiro de quatro unidades que estão sendo construídas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) com recursos da Cooperação Financeira Brasil/Alemanha do Banco KfW Entwicklungsbank e da GOPA (Cooperação Técnica Internacional). As demais unidades são nos municípios de Humaitá, Apuí e Boca do Acre. O investimento de R$ 1,077 milhão faz parte do Projeto Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Amazonas (Profloram).

 

O Centro Multifuncional descentraliza os serviços de licenciamento, ordenamento territorial, e regularização ambiental e fundiária, oferecidos pela Sema, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Política Fundiária (SPF).

 

De acordo com o secretário da Sema e presidente do Ipaam, Marcelo Dutra, o Centro “Casa do Produtor” é a garantia que as politicas públicas de meio ambiente sejam efetivadas com mais rapidez no interior do estado. “Parintins é o início desse trabalho que o novo Governo do Amazonas vai adotar como política de fortalecimento da gestão ambiental e  fundiária no estado, descentralizando as atividades, facilitando e atendendo as necessidades especificas de cada município”, ressaltou.

 

Marcelo Dutra disse, também, que, a partir dos Centros Multifuncionais, os municípios passam a assumir a responsabilidade de licenciar empreendimentos produtivos facilitando o acesso do produtor rural, que antes tinha de sair dos seus municípios para procurar legalizar as suas atividades. 

 

Projeto ─ O secretário da Sema e presidente do Ipaam informou que o Profloram tem o objetivo de contribuir para prevenção, o combate e a redução do desmatamento no estado. Os municípios escolhidos para receber os quatro Centros Multifuncionais reúnem uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, ou seja, 26% da população rural do Amazonas.

 

Marcelo Dutra explicou que as áreas escolhidas estão na linha de frente dos municípios que sofrem elevado grau de desmatamento, contrapondo-se geograficamente ao “Arco de Desmatamento” formado pelo avanço das fronteiras madeireira e agropecuária, oriundas dos estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

 

“Essa região conhece problemas sociais e ambientais de grande envergadura, como apropriação privada de terras públicas, exploração madeireira ilegal, grilagem de terras, desmatamento e queimadas, agravamento da pobreza rural, expulsão das populações tradicionais e pressão sobre as terras indígenas”, finalizou.

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...