28.3 C
Manaus
InícioGeralGoverno do Amazonas lança programas Pró-Mecanização e Pro-Calcário e Inauguração de Casa...

Governo do Amazonas lança programas Pró-Mecanização e Pro-Calcário e Inauguração de Casa de Farinha na zona rural de Manaus

Publicado em

O Governo do Amazonas, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (dam) e da Secretaria de Produção Rural (Sepror), lançará, na próxima quinta-feira (17/05), os programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário, na zona rural de Manaus, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na Costa do Tabocal, na margem esquerda do rio Amazonas. Na ocasião, será inaugurada uma casa de farinha mecanizada.

O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, através da Sepror, por meio do termo de convênio n° 04/2015 (Sepror/Agência de Fomento do Estado Amazonas – Afeam e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam), com vigência até 2020.

O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção do solo, no qual o calcário é lançado no solo para que se tenha mais produtividade corrigindo a acidez do solo. E o Governo do Estado trabalha para que o setor primário tenha mais máquinas e equipamentos para aumentar a produtividade, juntamente com a correção do solo a base de calcário.

Segundo o diretor-presidente do Idam, Luiz Herval, os programas irão propiciar, em todos os municípios amazonenses, a mecanização de áreas em terras exploradas economicamente, com prioridade para produção de arroz, milho, feijão, fruticultura, culturas industriais, olericultura, mandiocultura e pecuária em áreas de pastagens ou capoeiras alteradas ou degradadas. Os programas também possibilitarão o aumento da produtividade agrícola, incentivando a adoção de técnicas e tecnologias de produção de baixo impacto ambiental, aumentará a produção do Estado sem a necessidade de novos desmatamentos e proporcionará maior rendimento e humanização da mão-de-obra utilizada no processo de preparo de área conceder financiamento para o desenvolvimento das atividades agropecuárias.

“Por meio dos Programas Pró-mecanização e Pró-Calcário, o Governo do Estado melhora a qualidade de vida dos produtores rurais do Amazonas, tirando-os de práticas artesanais no trabalho da terra e introduzindo atividades com máquinas, tratores e demais equipamentos que permitam aumentar a produtividade e diminuir o esforço físico do agricultor familiar. Estes programas vão possibilitar o aumento da produtividade nos cultivos e, consequentemente, melhor lucratividade ao beneficiário”, salientou Luiz Herval.

 

Notícias recentes

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...

Capitão Alberto Neto visita trecho da Transamazônica em Lábrea e defende investimentos em infraestrutura

O candidato ao Senado Capitão Alberto Neto (PL-AM) visitou, nesta segunda-feira (31), um trecho...

leia mais

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...