28.3 C
Manaus
InícioAmazonasGoverno do Amazonas reúne com Ministro da Justiça e solicita reforço das...

Governo do Amazonas reúne com Ministro da Justiça e solicita reforço das ações federais para a segurança na fronteira

Publicado em

Durante reunião em Brasília, nesta terça-feira (11/03), para apresentar os avanços na área de segurança pública do Amazonas, o governador Wilson Lima solicitou reforço ao Governo Federal para o fortalecimento do combate ao crime organizado nas áreas de fronteira do estado. O assunto foi tratado com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, após solicitação de Wilson Lima.

“Acabei de ter uma reunião com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para apresentar os bons resultados que o estado do Amazonas tem tido, sobretudo no combate ao crime organizado. Também pedi apoio para que se aumente a ajuda com relação à Operação Protetor, que é a operação que paga diárias para policiais que ficam naquela área combatendo o crime”, destacou o governador Wilson Lima.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras é itinerante e conta com 136 agentes, entre servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Técnico-Científico e Corpo de Bombeiros. Algumas operações contam, ainda, com a participação da Força Nacional e Marinha do Brasil.

De acordo com o governador Wilson Lima, o objetivo é dobrar o efetivo em campo nas fronteiras. Em 2024, as ações da Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras alcançaram 30 municípios e resultaram em apreensões de mais de R$ 1 bilhão ao combater crimes como narcotráfico, contrabando, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, imigração e garimpos ilegais.

Reunião

Além do governador Wilson Lima e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a reunião contou com a participação do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida. A audiência com o ministro aconteceu após pedido do governador em fevereiro deste ano, quando, na ocasião, uma queima de fogos foi registrada em bairros de Manaus, supostamente relacionada a uma facção criminosa.

O governador destacou a importância de aumentar o efetivo na segurança, porém, reforçou o trabalho em conjunto com o Governo Federal para dar uma resposta mais efetiva à população.

Índices

Além de tratar sobre a defesa na fronteira, Wilson Lima apresentou indicadores que mostram a evolução na Segurança Pública do estado ao longo dos últimos anos. Entre eles, dados relacionados à execução financeira de repasses federais, redução em roubos de veículos, celulares, homicídios e os investimentos em bases fluviais.

Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados (CLP) o Amazonas é o 7º no ranking com a melhor Segurança Pública do país, segundo. É o melhor resultado do Amazonas desde 2015, quando foi dado início ao estudo.

Já de acordo com o ranking nacional de estados, o Amazonas é o sétimo com melhor aproveitamento de recursos repassados pelo MJSP por meio Fundo Nacional de Segurança Pública. Desde 2019, mais de R$ 119 milhões foram aplicados na compra de veículos, armamentos e equipamentos, modernizando a segurança pública e ampliando o combate à criminalidade.

Ao apresentar o sistema de videomonitoramento ‘Paredão’, o governador pontuou os bons índices atingidos com as mais de 600 câmeras espalhadas pela capital Manaus, com a redução nos casos de roubos a veículos, que diminuíram 64% de 2021 a 2024. Também houve diminuição de 54% em roubos de celulares, 43% em roubos no transporte coletivo e 16,3% em casos de homicídio entre 2023 e 2024, reflexo de outra iniciativa inovadora , que é o sistema Recuperafone.

A produtividade nas bases fluviais Base Arpão, Base Tiradentes e Base Fluvial Paulo Pinto Nery também registraram evolução no ano passado. Foram mais de 50 toneladas de drogas apreendidas em 2024, um aumento de 12% em relação a 2023.

Todos os índices também são reflexo do investimento em pessoal. Após 13 anos sem concursos públicos, o Amazonas também já convocou mais de 2,7 mil aprovados do certame realizado em 2022 para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e SSP.

Notícias recentes

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...

IComp/Ufam abre inscrições para curso gratuito em tecnologias Android para sistemas embarcados em parceria com Motorola

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) está com inscrições abertas...

leia mais

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...