28.3 C
Manaus
InícioSaúdeGoverno do Amazonas segue com programação extra de cirurgias ortopédicas e ginecológicas

Governo do Amazonas segue com programação extra de cirurgias ortopédicas e ginecológicas

Publicado em

O Governo do Amazonas continua com a intensificação de cirurgias ortopédicas e ginecológicas, em unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Iniciada em maio deste ano, a programação extra aos fins de semana de cirurgias ortopédicas já alcançou 860 pacientes. As cirurgias ginecológicas, que iniciaram no final de outubro e acontecem de segunda-feira a sexta-feira, já atenderam 25 mulheres.

As cirurgias ortopédicas extras acontecem na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e nos hospitais e prontos-socorros Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e 28 de Agosto, localizados nas zonas sul, leste e centro-sul de Manaus, respectivamente. Nas três unidades, 35 procedimentos são feitos aos sábados e domingos, além das cirurgias realizadas diariamente nas unidades de urgência e emergência.

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

“Nosso foco é ampliar a oferta desses procedimentos, facilitando o acesso à população. A estratégia, que faz parte do programa Saúde Amazonas, implantado pelo governador Wilson Lima, tem dado muito certo”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Segundo a secretária, a intensificação de cirurgias ginecológicas, que acontece no Instituto da Mulher Dona Lindú, na zona centro-sul, e no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte, tem a meta de realizar, até janeiro, 635 procedimentos.

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM

“Dessa maneira, nós conseguimos assegurar que mais mulheres sejam atendidas com eficiência em um menor espaço de tempo. Essa programação reforça e amplia o número de procedimentos realizados normalmente nas unidades do Estado”, frisou Nayara Maksoud.

As pacientes contempladas com as cirurgias ginecológicas são aquelas que já possuem agendamento via sistema de regulação. Antes do procedimento, elas passam por uma triagem com consultas ambulatoriais.

Com informações da Secom

Notícias recentes

Papa ainda não está fora de perigo, diz médico

O Papa Francisco, de 88 anos, ainda não está fora de perigo, conforme anunciou...

Em Manaus, homem é preso por roubo cometido em Coari

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 14º Distrito Integrado de Polícia...

Prefeitura abre inscrições para vendedores informais no Carnaval 2025

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e...

Defesa do X diz ao Supremo que vai pagar multa de R$ 8,1 milhões

A defesa da rede social X informou nesta sexta-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal...

leia mais

Papa ainda não está fora de perigo, diz médico

O Papa Francisco, de 88 anos, ainda não está fora de perigo, conforme anunciou...

Em Manaus, homem é preso por roubo cometido em Coari

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 14º Distrito Integrado de Polícia...

Prefeitura abre inscrições para vendedores informais no Carnaval 2025

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e...