28.3 C
Manaus
InícioGeralGoverno do Estado abre temporada de atividades para mulheres do Prosamim

Governo do Estado abre temporada de atividades para mulheres do Prosamim

Publicado em

Shows musicais, rodas de conversa, intervenções artísticas, cinema, ações de cidadania e oficinas movimentaram o sábado no Prosamim Cajual, no bairro Santa Luzia, zona sul de Manaus. O “Bloco Das Manas – Empoderamento, Glitter e Folia” mobilizou moradores do parque e das adjacências, para a programação cultural e social comandada pelo grupo “Maracatu Baque Mulher Manaus”. A atividade foi organizada pela equipe social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

 

Com dois anos de existência, o grupo conta com 22 integrantes que tocam instrumentos de percussão afro-brasileiros, como alfaia, agbê, gonguê e caixa. “Nossas apresentações são em escolas, praças e eventos abertos. Para nós é um prazer trazer nosso trabalho para dentro da comunidade, com o objetivo de empoderar e capacitar, principalmente, as mulheres”, destacou Priscila Diógenes, integrante do grupo.

 

A adesão dos moradores do parque à programação proposta confirmou o sucesso e receptividade do evento. “O movimento cultural Maracatu Baque Mulher Manaus é uma iniciativa que soma com o Prosamim para proporcionar o empoderamento das mulheres e a garantia do protagonismo social em favor da dignidade e qualidade de vida das famílias”, considerou Viviane Dutra, subcoordenadora setorial de projetos sociais da UGPE.

 

Saúde e cidadania – Além do batuque que agitou o residencial, o grupo levou aos comunitários, ações sociais, educativas e de saúde, como a roda de conversa com a médica Brena Santos, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro da Liberdade, bairro vizinho ao Prosamim Cajual. “A conversa foi sobre saúde, num sentido muito mais amplo, que não se restringe apenas à prevenção e tratamento de doenças, mas falando sobre os cuidados com o corpo, com a alimentação, fomentando a prática de atividades físicas e estimulando o amor próprio nas mulheres”, pontuou Brena.

 

O aposentado Reginaldo Batista Guimarães, morador do Prosamim, avaliou positivamente as atividades. Como homem, e residente no Prosamim, fiz questão de me envolver nesta causa e de estar presente porque devemos apoiar toda ação que motive mulheres, mães, chefes de família e jovens a buscarem seu espaço na sociedade, com muita garra mas também com ternura, carinho e amor”, afirmou.

 

A equipe social do Prosamim e o grupo Maracatu Baque Mulher Manaus darão continuidade à parceria com outras atividades que deverão ser executadas em Março, voltadas ao Dia Internacional da Mulher.

 

Notícias recentes

Arthur Virgílio defende fim da polarização e diz que Brasil precisa voltar a pensar grande

Em um Brasil marcado por disputas políticas cada vez mais acirradas, o ex-prefeito de...

Alberto Neto participa de encontro do PL sobre estratégia para o Senado

O deputado federal e candidato ao Senado pelo Amazonas, Capitão Alberto Neto (PL-AM), participou...

CORECON-AM/RR analisa impactos da estiagem sobre a economia do Amazonas

O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (CORECON-AM/RR) avalia como a estiagem...

TRF-1 mantém decisões favoráveis ao Projeto Potássio Autazes e impede o encaminhamento de recursos aos tribunais superiores do Brasil

A Brazil Potash (NYSE-American: GRO), empresa de produção e desenvolvimento mineral que está implantando...

leia mais

Arthur Virgílio defende fim da polarização e diz que Brasil precisa voltar a pensar grande

Em um Brasil marcado por disputas políticas cada vez mais acirradas, o ex-prefeito de...

Alberto Neto participa de encontro do PL sobre estratégia para o Senado

O deputado federal e candidato ao Senado pelo Amazonas, Capitão Alberto Neto (PL-AM), participou...

CORECON-AM/RR analisa impactos da estiagem sobre a economia do Amazonas

O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (CORECON-AM/RR) avalia como a estiagem...