28.3 C
Manaus
InícioMundoHamas anuncia dissolução do governo em Gaza em meio a negociações de...

Hamas anuncia dissolução do governo em Gaza em meio a negociações de cessar-fogo

Publicado em

O grupo Hamas anunciou, nesta segunda-feira (6), a dissolução do governo que administrava a Faixa de Gaza e afirmou que pretende transferir o poder para um comitê técnico apoiado pelas Nações Unidas. A medida faz parte das negociações de cessar-fogo mediadas pelos Estados Unidos para o encerramento do conflito com Israel.

O anúncio foi feito por Ismail al-Thawabta, diretor-geral do Gabinete de Mídia do Governo controlado pelo Hamas. Segundo ele, apenas equipes técnicas e profissionais permanecerão em seus cargos para garantir a administração dos serviços essenciais no território palestino.

Apesar da declaração, o Hamas não informou se pretende desarmar seus integrantes ou transferir o controle da segurança para uma força internacional, pontos considerados centrais nas negociações para a segunda fase do acordo de cessar-fogo.

O Conselho de Paz, órgão criado para coordenar a administração e a reconstrução de Gaza, informou que acompanha o anúncio, mas afirmou que avaliará seus efeitos com base em “ações, não em promessas”. Em comunicado, o conselho reiterou que o acordo prevê que o futuro comitê tecnocrático tenha controle sobre todas as armas no território.

Nove meses após a assinatura do cessar-fogo, Israel e Hamas ainda divergem sobre a implementação da segunda etapa do acordo. Enquanto Israel defende o desarmamento do grupo como condição para avançar nas negociações, o Hamas sustenta que a prioridade deve ser a execução integral da primeira fase antes de discutir o futuro de seu aparato militar.

Mesmo com a trégua em vigor, confrontos continuam sendo registrados na Faixa de Gaza. Nesta segunda-feira, autoridades de saúde locais informaram que ao menos cinco pessoas morreram em ataques israelenses, incluindo vítimas em Khan Younis e na Cidade de Gaza. As Forças Armadas de Israel afirmaram que os alvos eram integrantes do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina.

O conflito teve início após o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1,2 mil mortos e 251 pessoas sequestradas, segundo autoridades israelenses. Em resposta, a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza já provocou mais de 73 mil mortes, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, órgão administrado pelo Hamas. A ONU e especialistas independentes consideram os registros da pasta geralmente confiáveis, embora o ministério não diferencie civis de combatentes em seus balanços.

Notícias recentes

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...

Manaus registra sequência de incêndios em diferentes zonas da cidade

Manaus registrou uma sequência de incêndios em diferentes regiões da cidade nos últimos dias,...

leia mais

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...