O Hospital Delphina Aziz realizou, neste sábado (26/11), uma intensificação de consultas e exames para usuários do SUS, que aguardavam na fila do Sistema de Regulação (Sisreg). O objetivo da ação foi antecipar esses atendimentos para diminuir o tempo de espera do paciente, que necessita realizar as consultas especializadas e exames.
Os atendimentos aconteceram durante todo o sábado e, de acordo com o coordenador assistencial do ambulatório, enfermeiro Rosenberg Pereira, os atendimentos de consultas tiveram ênfase nas especialidades de ginecologia, oftalmologia, urologia, cardiologia e endocrinologia.
“Hoje realizamos a intensificação de consulta em cinco especialidades, ofertamos ao Complexo Regulador 189 vagas para atendimento em ginecologia, urologia, cardiologia e endocrinologia, e cerca de 200 para oftalmologia voltada para avaliação de retorno pós-operatório dos procedimentos de pterígio e facectomia”, explicou o coordenador.
Além das consultas, também foram intensificados exames de ultrassonografia, mamografia, prova ventilatória e retirada de Holter. De acordo com Rosenberg Pereira, cerca de mil exames foram programados para serem realizados.
A diretora executiva do Complexo Hospitalar Zona Norte, Cinthia Rodrigues, explicou que o planejamento da gestão assistencial do hospital foi para realizar, neste sábado, mais de mil e duzentos atendimentos entre consultas e exames.
“Nos planejamos para realizar esses atendimentos para diminuir o tempo de espera e, também, com o objetivo de alcançar aquelas pessoas que estão com suas consultas e exames agendados, mas não conseguem vir durante a semana, por conta do trabalho. Com isso, conseguimos em parceria junto à Secretaria de Saúde e ao Complexo Regulador, intensificar esses atendimentos”, disse a diretora.
Cirurgias
Desde o início do mês de novembro a gestão do hospital vem intensificando, também, procedimentos cirúrgicos ginecológicos, oftalmológicos e de urologia.
De acordo com o coordenador do centro cirúrgico do hospital, enfermeiro Tiago Souza da Silva, além das cirurgias eletivas que acontecem durante a semana, com essa intensificação aos sábados, está sendo possível realizar mais procedimentos, com o intuito de diminuir a fila desses procedimentos.
“Estamos intensificando procedimentos cirúrgicos nas especialidades de ginecologia, urologia e oftalmologia. Realizamos nessas intensificações procedimentos de biópsias de próstata, histerectomia e procedimentos de pterígio, com o intuito de diminuir as filas”, destacou o enfermeiro Tiago.
O hospital recebeu cerca de mil e trezentas pessoas, que realizaram consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. O Hospital Delphina Aziz está sob gestão assistencial do Instituto de Desenvolvimento Social e Humanos (INDSH), desde abril de 2019, e após a pandemia está intensificando os atendimentos eletivos para atender de maneira humanizada à população amazonense.