Manaus – Com o tema “Depois de toda a tempestade existe a calmaria, enquanto isso nós temos o guarda-chuva”, a equipe de psicólogos e assistentes sociais do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reforçou, na quinta-feira (21/09), a importância da campanha Setembro Amarelo, com programações de conscientização e promoção da saúde e bem-estar mental, além de proporcionar aos colaboradores do HPS a oportunidade de serem acolhidos e receber o apoio que for necessário.
De acordo com o psicólogo clínico e hospitalar do HPS, Henrique Redman, o objetivo desta ação é cuidar dos profissionais que atendem a população diuturnamente. “Estamos usando esse guarda-chuva para simbolizar essa proteção, que nós da psicologia estamos tentando proporcionar às equipes, ou seja, cuidando dos profissionais de saúde, que, infelizmente, ainda temos entre os índices de tentativa de suicídio”, lamentou o psicólogo.
Para a diretora-geral do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, enfermeira Rita Almeida, cuidar daqueles que cuidam é crucial para garantir uma maior rede de apoio, proteção e prevenção. “Ao cuidar daqueles que cuidam, nós estamos contribuindo para que menos pessoas considerem o suicídio como opção e, consequentemente, salvando vidas que, posteriormente, continuarão salvando outras vidas, seja através da prevenção do suicídio ou de um atendimento de urgência ou emergência”, disse Rita Almeida.
Esta ação de conscientização e alerta é mais uma das diversas iniciativas que o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto adotou e realiza, em prol da saúde física, mental e da vida, sejam elas de profissionais ou de pacientes.