O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou no último dia 21, uma Roda de Conversa com técnicos, colaboradores e acompanhantes de pacientes do HPS, para falar sobre o processo da doação de sangue, a importância e os pré-requisitos necessários à realização deste ato que salva vidas.
A mediadora foi a assistente social do Hemoam, Maria das Graças Cardoso, que falou sobre a importância do sangue na prevenção da anemia e outras doenças relacionadas ao sangue, o processo das doações, quais os tipos de pacientes que recebem as doações, quem pode ser doador e como realizar o processo. “A doação é um ato de amor e nós precisamos de sangue. Não se produz sangue artificial. Para doar as pessoas precisam estar bem de saúde e nós estamos aqui também falando dessa prevenção para que a pessoa se cuide e se torne um doador”, disse Maria das Graças.
A enfermeira que atua no banco de sangue do HPS 28 de Agosto, Ticiane Carvalho, destaca que esta é mais uma das diversas atividades e ações que o HPS vem realizando desde o início deste ano. “Nós temos folders de incentivo à doação de sangue, fazemos eventos de incentivo na unidade, no mês de fevereiro, inclusive, tivemos uma campanha, tanto com pacientes quanto com acompanhantes e funcionários”, frisou Ticiane.
A enfermeira também lembra que o HPS é uma das instituições do Amazonas com o maior número de hemotransfusões devido aos tipos de atendimentos realizados pela unidade médica. “Nossa demanda é imensa por conta de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, tiro, etc., e pacientes com procedimentos cirúrgicos, então nós estamos fazendo essa conscientização. Em fevereiro surtiu um efeito imenso, onde muitas pessoas foram fazer doações e nós sabemos da importância desse incentivo”, concluiu Ticiane.
Referência em saúde na região Norte, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, realizou mais de sete mil cirurgias somente em 2022, o que reforça mais uma vez, a necessidade e a importância das doações de sangue.