Operação do Ibama em conjunto com a Força Nacional para combater o desmatamento ilegal no entorno das rodovias BR-230 e BR-319, próximo aos municípios de Boca do Acre (AM) e de Humaitá (AM), resultou no embargo de 1.478 hectares, área equivalente a aproximadamente 1.500 campos de futebol, e na aplicação de R$ 7 milhões em multas ambientais.
A partir de denúncias, agentes ambientais flagraram atividade de desmate sem autorização. O maquinário usado pelos infratores foi apreendido.
Dados armazenados em sistemas oficiais de controle revelaram a realização de transferências indevidas de créditos florestais entre empresas por meio da simulação de vendas e transporte de madeira. “Isso é feito como forma de acobertar madeira de origem ilegal, como aquelas extraídas de áreas protegidas ou sem autorização para manejo florestal”, disse o agente ambiental Weverton Sobral.
A operação foi realizada com o objetivo de assegurar a presença institucional em regiões situadas no arco do desmatamento e estimular práticas sustentáveis em relação a produtos de base florestal.