O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) participou da 3ª edição da ExpoAmazônia Bio&TIC 2024, evento de inovação tecnológica que ocorreu de 4 a 6 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus. A feira, promovida pela Associação do Polo Digital de Manaus (ADPM), reúne especialistas e instituições nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Bioeconomia e Biotecnologia, com o tema “Vetores para o Desenvolvimento da Amazônia”.
Com um stand exclusivo, o IComp apresentou diversos projetos inovadores voltados para soluções que atendem às necessidades locais, incluindo a avaliação da qualidade da água dos rios da Amazônia por meio de IoT, drones para monitoramento da floresta, um aplicativo com IA para detecção de quedas, um tutor de programação baseado em modelos de linguagem (LLM/IA), o projeto Cunhantã Digital. Além disso, foram apresentadas atividades interativas com jogos que estimulam o raciocínio lógico e o pensamento computacional.
A professora Fabíola Nakamura descreveu o evento como uma importante oportunidade de aproximar a sociedade do trabalho realizado pelo IComp, destacando que, embora o reconhecimento acadêmico já seja consolidado, o público em geral muitas vezes desconhece a relevância do conhecimento produzido pela instituição para o desenvolvimento local.
“É importante a gente estar aqui participando para mostrar à sociedade a nossa excelência, que o IComp está fazendo computação de alto nível. Sabemos que a comunidade científica conhece nosso trabalho, mas a sociedade muitas vezes não tem acesso a essas informações. Precisamos mostrar para a sociedade a importância da universidade, da computação e o quanto essa área pode trazer de benefícios, não só para o mundo, mas especialmente para o Amazonas, nossos vizinhos, nossa comunidade, nossa região”, explicou.
Para o estudante Gabriel Feitosa, o evento foi uma experiência enriquecedora, pela oportunidade de apresentar como a computação pode ajudar no desenvolvimento local. “Estou apresentando um projeto de monitoramento da qualidade da água na Amazônia, mas temos iniciativas em várias áreas. É uma grande oportunidade de compartilhar o que fazemos e mostrar o impacto que a computação pode ter na preservação ambiental e no desenvolvimento da região”, afirmou.
No dia 5 de novembro, o professor Alexandre Passito, coordenador do curso de Ciência da Computação, ministrou no evento uma palestra sobre “Carreiras em Tecnologia da Informação e Comunicação”, abordando as oportunidades e perspectivas profissionais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Durante a palestra, o professor destacou o crescimento da demanda por profissionais qualificados e a importancia de formar especialistas capazes de lidar com desafios. Ele também abordou a diversidade de opções e caminhos profissionais dentro da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
“O objetivo da palestra foi divulgar as carreiras em TIC, uma área que está em expansão, mas que também oferece diversos caminhos. A ideia foi mostrar esses caminhos, desde a graduação até a pós-graduação, e as várias possibilidades de atuação dentro da área. Também abordamos o empreendedorismo, que consideramos extremamente importante no IComp. Acreditamos que ele contribui para a economia e o desenvolvimento regional, pois muitas inovações começam dentro das startups”, explicou.
Com informações da CBS Comunicação