28.3 C
Manaus
InícioEducaçãoIComp/UFAM Conquista Medalha de Ouro na Principal Competição Brasileira de Programação

IComp/UFAM Conquista Medalha de Ouro na Principal Competição Brasileira de Programação

Publicado em

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) alcançou um marco histórico na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), trazendo para o estado a primeira medalha de ouro da região Norte na competição, realizada em João Pessoa (PB), entre os dias 7 e 10 de novembro. A equipe, batizada de “Provado por AC”, alcançou o 4º lugar geral entre 63 times de todo o Brasil, garantindo o ouro, entregue para as quatro melhores equipes, e a 9ª posição entre 525 equipes de toda a América Latina.  

Composta por Raquel Folz, Fernando Neder, Jônatas Azevedo e João Alfredo Bessa, a equipe brilhou sob a orientação da professora Rosiane de Freitas com o apoio do co-coach Thailsson Clementino, ex-maratonista e atual mestrando no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFAM. Agora, o time se prepara para representar o Brasil na Etapa Latino-Americana, que acontecerá de 12 a 17 de março de 2025, na Bahia.  

A Maratona de Programação é a etapa brasileira da competição “International Collegiate Programming Contest (ICPC)”, desafiando estudantes a solucionar problemas complexos em tempo limitado, testando ao máximo habilidades em algoritmos, resolução de problemas e trabalho em equipe sob pressão.  

No dia 14 de novembro, durante uma cerimônia realizada no IComp, a equipe comemorou a conquista ao lado da comunidade acadêmica e relembrou a trajetória do grupo na competição. A professora Rosiane de Freitas destacou a importância da conquista do IComp, classificando-a como um feito histórico. Para ela, o desempenho dos estudantes reflete diretamente a solidez do trabalho acadêmico realizado no IComp, que conta com cursos de graduação e pós-graduação de excelência.  

“É um feito histórico, espetacular. Trata-se de uma competição que reúne os maiores talentos em computação do mundo, verdadeiros cérebros reconhecidos na área, e termos alcançado um destaque nacional e latino-americano é algo fenomenal. Isso só reforça que temos um instituto fortíssimo, com cursos de graduação e um programa de pós-graduação de excelência, reconhecidamente.  E isto pode ser comprovado concretamente na qualidade dos alunos formados e em todas as nossas ações, como nessas competições científicas de programação. É para que todos acreditem e saibam que, aqui no Norte, no Amazonas e na UFAM, temos talentos para o mundo ver”, afirmou.  

O Diretor do IComp, professor José Luiz de Souza Pio, ressaltou a importância da conquista durante a comemoração, parabenizando a equipe por sua dedicação e destacando o impacto positivo do trabalho realizado no instituto. “É um trabalho que tem resultado extremamente positivo, digno e honroso. O IComp não poderia deixar de celebrar este momento. Temos aqui os nossos medalhistas, que, sem dúvida, servirão de exemplo para todos nós. Agora, a responsabilidade é ainda maior: ganharam o nacional, agora vem o latino-americano e o mundial. Existe um ditado que diz ‘treinamento duro, combate fácil’. E olha aí o resultado, ainda que eu saiba que o combate não foi nada fácil!”, declarou.

Para Jônatas Azevedo, membro da equipe medalhista, a conquista representa o resultado de anos de esforço e dedicação. “É um processo meio árduo, né? Eu já estou nessa caminhada há seis anos e nunca pensei que conseguiria um título ou algo do tipo, mas foi surpreendente. Depois de três anos estudando todo sábado, dedicando um pouco do meu tempo e da minha vida para a Maratona de Programação, conquistar um ouro e ainda representar a UFAM como um dos melhores times do Brasil, além de avançar para a etapa latino-americana, é algo incrível.”  

Thailsson Clementino, coach da equipe, refletiu sobre o compromisso e a determinação que guiaram o time ao longo do caminho. “Basicamente, para chegar na medalha de ouro foi um processo longo, com mais de um ano treinando todos os sábados e feriados, vindo para a universidade, resolvendo e discutindo problemas. Ganhar foi uma recompensa por todo esse esforço, agora vamos treinar ainda mais para conquistar a Latino-Americana e chegar ao Mundial”, afirmou.  

Na ocasião, a professora Rosiane de Freitas também destacou outras conquistas alcançadas pelo instituto neste ano, incluindo a medalha de ouro do estudante de medicina Luan Gabriel, que integra o grupo de programação competitiva do IComp, na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI); e a conquista do 1° e 2° lugar da da região Norte, respectivamente, durante as finais da Maratona de Programação Feminina (MFP) 2024 pela estudantes Ana Carla Fernandes, de Ciência da Computação, e Ana Carolina Freitas, de Engenharia de Software.

“Eu passei muito tempo praticando e quando fiz a terceira fase (Final Brasileira da OBI), eu saí muito feliz porque eu dei o meu melhor. O ouro realmente foi uma surpresa para mim, eu não acreditei. A expectativa para o ano que vem é muito grande, espero continuar estudando e tentar trazer agora uma medalha da Maratona de Programação”, contou Luan.

Com informações da Assessoria

Notícias recentes

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...

IComp/Ufam abre inscrições para curso gratuito em tecnologias Android para sistemas embarcados em parceria com Motorola

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) está com inscrições abertas...

leia mais

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...