A unidade local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do município de Boa Vista do Ramos (271 quilômetros distantes da capital) encerra hoje (15/06) um mutirão de cadastro e regularização dos produtores na comunidade ‘Cristo Bom Pastor do Pari’, zona rural da cidade, iniciado na terça-feira (13/06).
Ao término dos dois dias de ação, 100 famílias foram atendidas com a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e também, do Cartão do Produtor Primário (CPP).
De acordo com o gerente da UnLOC, o técnico agropecuário Arlindo Rodrigues Filho, a ação foi um ‘projeto piloto’ e após o término de todos os processos internos, outra comunidade será beneficiada com a ação.
“Essa foi a primeira fase do atendimento para que a comunidade tenha acesso às políticas como crédito rural e o Pronaf digital. Assim que realizarmos todos os trâmites burocráticos voltaremos para fazer a entrega dos documentos”, pontuou.
Atendido durante o primeiro dia da ação, o produtor Manoel Fernandes tem plantação de laranja, banana, macaxeira, cará e farinha. Ele ressaltou a importância do Idam de estar dentro da comunidade, levando conhecimento e técnicas, além de soluções burocráticas para os produtores.
“Acredito que é importante essa ação para a comunidade poder sanar dúvidas e realizar várias explicações sobre como fazer para ter acesso aos benefícios que o Idam pode nos proporcionar. Foi muito bom, pois todos foram bem atendidos e toda a comunidade passará a ter acesso a benefícios em breve”, pontuou.
A próxima comunidade a ser atendida pelo mutirão do Idam, em Boa Vista do Ramos, será a Enseada do Lago Preto, ainda sem data definida.