O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), esteve reunido de forma híbrida, nesta quarta-feira (07/06), com agentes do Banco do Brasil, do Banco da Amazônia (BASA) e gerentes das unidades locais para apresentar as linhas de crédito rural para os participantes.
O encontro aconteceu na sede do Idam, na zona sul de Manaus, e teve como objetivo estreitar o relacionamento com as instituições financeiras, uma vez que a grande maioria do volume de crédito é o da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Durante a apresentação, Nelson José da Cunha Júnior, gerente de negócios agro do Banco do Brasil, apresentou o objetivo do ‘Crédito Agro’, que visa o aumento da produtividade, estimula os investimentos rurais e fortalece o uso da mão de obra, bem como o setor primário.
Já o Superintendente Regional do Banco da Amazônia S/A no Banco da Amazônia (BASA), Esmar Manfer Dutra do Prado apresentou a mecânica do para acesso às linhas de créditos, atendendo principalmente os pequenos e médios produtores do Amazonas.
A participação dos gerentes das unidades, que estão ‘na ponta da linha’, fortalece o financiamento para produtores rurais e agricultores familiares, como explica o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.
“Chamamos essa reunião para mostrar para todos que existe uma linha de crédito exclusiva para os agricultores e produtores familiares, a ideia é apresentar a linha de crédito para cada um, os documentos necessários, e qual plataforma é utilizada. Vamos levar o que foi debatido aqui para o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, para mostrar que estamos integrados para o desenvolvimento do produtor, sobre todo e qualquer volume de crédito disponível para o setor primário”, pontuou.
Também acompanharam a reunião, o Secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas – Seapaf, Airton Schneider, o diretor de planejamento institucional (Diplan) do Idam, Eire Vinhote, o chefe do departamento de assistência técnica e extensão rural (DATER), Orleidson Sales.