Amazonas – Equipes do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) dividiram-se, nas últimas semanas, com o objetivo de levar ações de sensibilização contra a prática das queimadas, que se intensifica no interior do estado durante o verão amazônico. Os municípios de Beruri, Boa Vista do Ramos e Uarini, receberam ações educativas que devem seguir até o final do segundo semestre deste ano, alcançando estudantes, professores e a população em geral.
O trabalho conta com o apoio das prefeituras e Secretarias Municipais de Meio Ambiente de cada localidade e alerta à população sobre os riscos e malefícios da prática de queima, proibida pela Portaria 127/2010, do Ipaam, nos meses de agosto, setembro e outubro, período mais afetado pela seca e proliferação de doenças respiratórias.
O diretor-presidente do órgão ambiental, Juliano Valente, destaca o trabalho dos profissionais de educação ambiental da autarquia. “A educação ambiental é a ponta de lança para a proteção do Meio Ambiente. O trabalho realizado pelo NEA do Ipaam é de extrema importância para os resultados positivos no combate a ilícitos ambientais”, afirmou o presidente.
Uarini
Dentre as atividades estão palestras sobre prevenção e combate às queimadas em escolas municipais e estaduais, Câmaras Municipais, além de comunidades ribeirinhas. Em Uarini, na comunidade Punã, no entorno da Reserva Mamirauá, os técnicos conversaram com estudantes e professores das duas escolas existentes no local.
Na comunidade, a gestora da Escola Estadual Profª Cinthia Régia Gomes do Livramento, Ronilce Pereira, solicitou que a equipe do Ipaam, composta por Vandete Rocha e Gilmar Ribeiro, voltem ao local para a realização da oficina de reutilização de resíduos sólidos, ainda este ano.
“Nós temos muito interesse e é de extrema necessidade que tenhamos essa oficina, a comunidade está ansiosa pela realização desta. Por isso ficamos felizes que o secretário de Meio Ambiente de Uarini, Waldir Pereira, tenha trazido a equipe do Ipaam até nós”, disse Ronilce.
Beruri
Em Beruri, alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e vereadores municipais participaram das palestras, além da Oficina “Fazendo Arte com Garrafa Pet”, uma das atividades levadas pelo Núcleo de Educação Ambiental do Ipaam com intuito de reduzir o volume de resíduos sólidos que chegam aos “lixões”.
O secretário de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Beruri, Marcelo Praia, anunciou a criação da futura Associação de Catadores de Recicláveis do município. “É com satisfação que anunciamos à equipe do Ipaam que já temos o local, móveis e o aval da prefeita de Beruri para a criação e formalização da nossa Associação de Catadores, que vai melhorar e muito a situação do descarte de lixo na nossa cidade”, destacou Praia.
Boa Vista do Ramos
Os servidores do Ipaam Arivelton Marical e Maria de Fátima Silva realizaram palestras voltadas ao tema de queimadas urbanas. A dupla visitou escolas municipais e estaduais do município, alcançando cerca de 2.300 pessoas, entre alunos e professores. A programação foi coordenada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adriano Rodrigues, e sua equipe.