28.3 C
Manaus
InícioGeral​ Japão aproveita expulsão de colombiano e vence por 2-1 na estreia...

​ Japão aproveita expulsão de colombiano e vence por 2-1 na estreia da Copa

Publicado em

Com um a mais desde os três minutos do primeiro tempo, o Japão venceu a Colômbia por 2 a 1 na estreia da Copa do Mundo, nesta terça-feira, e saiu na frente num imprevisível grupo H que também conta com Polônia e Senegal.

Após a expulsão prematura de Carlos Sánchez, Shinji Kagawa colocou os japoneses em vantagem cobrando pênalti, aos 6 minutos do primeiro tempo, mas Juan Quintero igualou em cobrança de falta à la Ronaldinho Gaúcho, aos 39. 

Na segunda etapa, os japoneses fizeram jus à superioridade numérica e conseguiram se impor com gol de Yuya Osako, aos 28, aproveitando o desgaste físico dos colombianos.

“Tivemos um primeiro tempo que sobrevivemos, conseguindo um empate com um jogador a menos. Mas o Japão se acomodou com a situação na segunda etapa e conseguiu tirar vantagem jogando melhor, aproveitando as chances para vencer”, se lamentou o técnico da Colômbia, o argentino José Pekerman.

Desacreditada após anunciar um novo técnico a pouco mais de dois meses para o início da Copa, o Japão conseguiu a primeira vitória asiática em 18 confrontos entre seleções sul-americanas e orientais na história da Copa do Mundo. 

Segundo a Fifa, o cartão vermelho de Sánchez foi o segundo mais rápido da história dos mundiais, atrás apenas da expulsão do uruguaio José Batista aos 52 segundos no duelo contra a Escócia durante a Copa do Mexico-1986.

“Desde o início fomos muito agressivos, mas certamente jogamos com a vantagem de ter um jogador a mais”, declarou Akira Nishino, técnico japonês, após o jogo.

Ainda nesta terça-feira, Polônia e Senegal entram em campo pela outra partida do grupo H. Na próxima rodada, o Japão encara os africanos, enquanto a Colômbia enfrenta os europeus, ambos os jogos dia 24 de junho.

– Expulsão bisonha –

Apesar do iminente favoritismo da Colômbia, que vencera o último confronto entre as seleções na Copa de 2014 por 4 a 1, a história mudou a partir do apito inicial. 

O roteiro da partida ganhou contornos de comédia pouco depois da bola rolar. Após ataque perigoso do Japão e bela defesa de David Ospina, o zagueiro Carlos Sánchez meteu a mão na bola dentro da área para evitar que o rebote fosse gol.

A situação era muito diferente das quartas de final da Copa de 2010, quando o uruguaio Luis Suárez evitou gol de Gana com as mãos nos acréscimos da prorrogação e a Celeste acabou se classificando nos pênaltis.

O defensor colombiano foi o primeiro jogador expulso da Copa da Rússia e deixou sua equipe com um a menos logo aos 2 minutos do primeiro tempo, quando ainda teria muitas chances de reverter um gol sofrido com a bola rolando. Dito e feito. Kagawa abriu o placar convertendo a penalidade aos 6 minutos.

Com o resultado a seu favor, o Japão ficou cômodo em sua estratégia de defender e buscar um contra-ataque. Os orientais controlaram a partida durante boa parte do primeiro tempo, mas mesmo com superioridade numérica levavam sustos.

As melhores chances dos sul-americanos saíram dos pés do artilheiro Radamel Falcao, aos 11 e 33 minutos, mas em ambas o goleiro Kawashima trabalhou bem e parou o atacante do Monaco.

No entanto, o arqueiro não conseguiu salvar os Samurais Azuis aos 39 minuto. Em cobrança de falta ao estilo de Ronaldinho Gaúcho, por debaixo da barreira, Juan Quintero acertou o canto esquerdo de Kawashima, que chegou atrasado e tirou a bola de dentro do gol. Apesar da reclamação do camisa 1, a tecnologia da linha do gol encerrou a discussão e validou o empate.

– Desgaste colombiano –

Depois do intervalo, o Japão finalmente começou a aproveitar a vantagem de um jogador a mais em campo. Os orientais chegaram com perigo, aos 8 e 11 minutos, mas pararam em excelentes defesas de Ospina.

Pressentindo o bom momento dos adversários, o técnico argentino José Pekerman colocou em campo James Rodríguez para cadenciar o jogo e melhorar a qualidade do passe da equipe colombiana. O jogador do Bayern de Munique iniciou no banco por não estar 100% fisicamente.

Mas a presença do camisa 10 não ajudou os colombianos, que acabaram cedendo à pressão e voltaram a ficar em desvantagem com gol de cabeça de Yuya Osako, aos 28 minutos, após cobrança de escanteio.

Os Samurais não deram chances aos sul-americanos, que deixavam nítido o desgaste de jogar com um a menos em quase toda partida. Esbanjando paciência, o Japão controlou a posse de bola e esperou o apito final para confirmar a vitória.

Notícias recentes

Neymar anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira

Após a vitória do Santos sobre a Universidad Central, da Venezuela, por 4 x...

Prefeitura de Manaus e Suframa discutem reforço na fiscalização do PIM após vazamento de estireno

A Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) discutiram,...

Ranking coloca Manaus entre as 10 cidades com maior crescimento na geração de empregos

Manaus está entre as dez cidades brasileiras com maior crescimento na geração de empregos...

Prefeitura de Manaus anuncia convocação de 250 aprovados no concurso da Semed

A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta terça-feira (28), a convocação de 250 candidatos aprovados...

leia mais

Neymar anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira

Após a vitória do Santos sobre a Universidad Central, da Venezuela, por 4 x...

Prefeitura de Manaus e Suframa discutem reforço na fiscalização do PIM após vazamento de estireno

A Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) discutiram,...

Ranking coloca Manaus entre as 10 cidades com maior crescimento na geração de empregos

Manaus está entre as dez cidades brasileiras com maior crescimento na geração de empregos...